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"NÃO HÁ SALVAÇÃO EM NINGUÉM MAIS!".

sexta-feira, 2 de março de 2012

'OVADYAH

INTRODUÇÃO
AO LIVRO DE:



OBADIAS



INTRODUÇÃO



Visão geral
Autor: O profeta Obadias.
Propósito: Encorajar o povo
de Judá, que enfrentava adversidades vindas de Edom, a ter esperança na justiça
divina e na vitória final sobre todos os inimigos.
Data: c. 586 a.C.
Verdades fundamentais:
Yaohu cuida do seu povo
quando ele sofre.
Yaohu adverte, mas no final
julgará aqueles que perseguem o seu povo.
Yaohu dará a vitória ao seu
povo.
O fiel povo de Yaohu
herdará o seu reino em sua totalidade.


Propósito e características
O livro de Obadias é “a respeito de Edom” (v.
1) e é repetidamente dirigido a essa nação, mas ele foi escrito para os
judaítas como o povo da promessa de Yaohu. Obadias pode ou não ter entregue
um oráculo falado a Edom antes de escrever esse livro. Yaohu fala contra
Edom em benefício de Judá, sentenciando os edomitas à humilhação, à pilhagem e
à morte, de modo a fortalecer a fé e a
moral enfraquecidas de Judá. Edom mereceu o julgamento de Yaohu por causa dos
prolongados e severos maus-tratos que havia infligido a Judá. A destruição de
Edom fazia parte do plano maior de Yaohu para julgar todas as nações e garantir
bênçãos ao seu povo na nova terra. O propósito do livro de Obadias, então, não
era advertir Edom a respeito do iminente julgamento, mas reassegurar ao povo de
Yaohu a sua triunfante justiça em ação em favor deles. O justo poder de Yaohu, não os planos malignos das
nações, determina o curso da História.

CHRISTÓS, “O UNGIDO”
–, EM OBADIAS.
(Yaohushua):

O livro de Obadias não contém previsões
messiânicas que apontem diretamente para O UNGIDO, mas o tema do julgamento
divino contra todos aqueles que perseguem o povo de Yaohu encontra a sua
realização em O UNGIDO. O próprio Yaohushua sofreu nas
mãos dos inimigos de Yaohu (At 2,36) e
previu que todos os seus seguidores experimentariam a mesma aflição (At
14,21-22). Ainda assim, O UNGIDO prometeu manter o seu povo no
seu amor durante esses tempos difíceis (Rm 8,28-39). Quando ele retornar em glória, irá julgar
todos os que se opuseram a ele e ao seu povo (Mt 25; Ap 19,1-2).
A visão de Obadias de uma
nova ordem, na qual o povo de Yaohu é restabelecido em vitória sobre as nações,
também encontra a realização em O UNGIDO. O UNGIDO começou a
governar em sua ressurreição e ascensão (1Co 15,25), a Igreja agora
propaga o seu reino por toda a terra (Mt 28,19-20; At 2,37-41) e o expandirá
até os confins da terra quando ele retornar (Ap 11,15). {Por isso mesmo, é necessário sabermos o
seu VERDADEIRO NOME PESSOAL INTRANSFERÍVEL QUE, NA BÍBLIA, SÓ FOI REVELADO POR
DUAS VEZES E DEPOIS ESQUECIDO...? COMO PODE ISSO COM UM REI ETERNO... VEJA MAIS
PRA FRENTE À RESPOSTA... Anselmo Estevan.}.Quando os “cristãos” – hoje – Remanescentes – sofrem
nas mãos dos inimigos de Yaohu, devem renovar a fé no Yaohu justo que se revela
por meio da profecia de Obadias. Embora muitas vezes pareça que o tormento da
Igreja nunca terminará, Yaohu está sempre trabalhando por trás do véu das
aparências em favor de seu povo (Ap 6,9-10).



OBADIAS: Obadias é o mais
curto dos livros proféticos, o que não significa de menor valor. Muito pelo
contrário! Compõe-se de oráculos muito belos, nos quais ecoa uma grande
inspiração: seu gênero literário assemelha-se ao de todos os oráculos dos
profetas “sobre as nações”, de modo especial àqueles que anunciam a vinda do
Dia do ETERNO.
Do ponto de vista
estrutural, apresenta-se como uma visão (vv. 1b-15), precedida de um cabeçalho
(v. 1a) e seguida de uma declaração conclusiva (vv. 16-18), escritos por um
redator. O conjunto recebeu comentários posteriores escritos em prosa (19-21)
por escribas anônimos.
Quanto à data, uma
referência permite situar o livro: na sua visão, o profeta denuncia a atitude
do povo de Edom, descendente de Esaú, em relação ao povo irmão, Israel,
descendente de Jacó, por ocasião da queda de Jerusalém (v. 10). O livro é,
portanto, pouco posterior a 587.
Do profeta sabemos apenas o
nome, bem bíblico (ABDIAS). Nada de sua pessoa. O essencial é sua
mensagem. No momento em que tudo parece perdido (destruído o Templo, exilado o povo),
tem ele uma visão: Yaohu proclama a vinda de seu Dia, ele é o dono das nações e
intervém na história para reinar. Enquanto escuta esta mensagem, o profeta fala
(vv. 10-15) para explicar a falta de Edom: tanto a traição e cupidez para com
Israel, como a orgulhosa
pretensão de seus sábios. O
conjunto constitui reconfortante oráculo para a desalentada comunidade dos
sobreviventes.
Há um problema pelo fato de
os vv. 2-6 se encontrarem também em Jr 49,7-16, embora numa forma ligeiramente
diferente. Este fato induziu alguns a pensar que o livro de Obadias fosse
anterior a Jeremias e remontasse ao século IX. Contudo, as alusões à queda de
Jerusalém (em 587) são tão explícitas que não se pode admitir esta hipótese. No
atual estágio da pesquisa, não é possível pronunciar-se sobre a anterioridade
do texto de Jeremias ou de Obadias. Não teriam eles uma fonte comum?

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