PAI E FILHO COMPARTILHAM O MESMO NOME:

PAI E FILHO COMPARTILHAM O MESMO NOME:
"NÃO HÁ SALVAÇÃO EM NINGUÉM MAIS!".

segunda-feira, 16 de julho de 2012

EU (YHVH) É QUE FIZ ESTA OBRA!

2Cr 11,1-4 (BÍBLIA TORAH PESHITA HEBRAICA):
II CRÔNICAS KETUVIM – DIVREY HAIAMIM, BEITH:
‘ELOHÍM (YHVH) PROÍBE QUE REHOVAM PELEJE CONTRA AS DEZ TRIBOS:
(1Rs 12,21-24):
              2Cr 11,1- 4:
              Vindo, pois, Rehovam a Yarushalaim, reuniu, na casa de Ya(rr)udá a Vinyamin, cento e oitenta mil escolhidos, destros na guerra, para pelejarem contra Ysrael, e para restituírem o reino de Rehovam.
              Porque a palavra de YHVH (YERRUA) [EU SOU ESPÍRITO] veio a Shema’eia’hu [Há’Shem Tem escutado] (O Nome Tem Escutado), homem de ‘Elo(rr)hím(i) [deuses], dizendo:
              Fala a Rehovam, filho de Shlomom, rei de Ya(rr)hudá, e a todo o Ysrael, em Ya(rr)hudá e Vinyamin , dizendo:
              Assim diz o YHVH (YERRUA): Não subireis, nem pelejarei contra os vossos irmãos; volte cada um à sua casa; porque de mim proveio isto. E ouviram as palavras do YHVH (YERRUA), e desistiram de ir contra Yerobo(rr)ham.

              OK! AQUI É A FALA DE YHVH! (DE MIM PROVEIO ISTO!!!). O QUE PROVEIO DO ETERNO CRIADOR? VEJA QUE AQUI A AÇÃO E O SUJEITO É O ETERNO YHVH! NADA DE DIABO, DEMÔNIO OU OUTRA COISA QUALQUER! NEM MESMO O HOMEM NA CARNE....!!!! ENTÃO, VAMOS VER O QUE PROVEIO DO ETERNO EM OUTRO ESTUDO: VAMOS ESTUDAR (1Rs 12,1-24): VAMOS VER, PRIMEIRAMENTE PELA PESHITA! E DEPOIS VAMOS ESTUDAR ESSA PASSAGEM:
              MELACHIM ÁLEF (1 REIS 12,1-24):
              E foi Rehovam para Siquém, porque todo o Ysrael se reuniu em Siquém, para o fazerem rei.
              Sucedeu que, Yerobo(rr)ham, filho de Nebate, achando-se ainda no Egito, para onde fugira de diante do rei Shlomom, voltou ao Egito.
              Porque mandaram chamá-lo, veio, pois, Yerobo(rr)ham e toda a congregação de Ysrael, e falaram a Rehovam, dizendo:
              Teu pai agravou o nosso jugo; agora, pois, alivia tu a dura servidão de teu pai, e o pesado jugo que nos impôs, e nós te serviremos.
              E ele lhes disse: Ide-vos até ao terceiro dia, e então voltai a mim. E o povo se foi.
              E teve o rei Rehovam conselho com os anciãos que estiveram na presença de Shlomom, seu pai, quando este ainda vivia, dizendo: Como aconselhais vós que se responda a este povo?
              E eles lhe falaram, dizendo: Se hoje fores servo deste povo, e o servires, e respondendo-lhe falares boas palavras, todos os dias serão teus servos.
              Porém ele deixou o conselho que os anciãos lhe tinham dado, e teve conselho com os jovens que haviam crescido com ele, que estavam diante dele.
              E disse-lhes: Que aconselhais vós que respondamos a este povo, que me falou, dizendo: Aliviai o jugo que teu pai nos impôs?
              E os jovens que haviam crescido com ele lhe falaram: Assim dirás a este povo que te falou: Teu pai fez pesadíssimo o nosso jugo, mas tu o alivia de sobre nós; assim lhe falarás: Meu dedo mínimo é mais grosso do que os lombos de meu pai.
              Assim que, se meu pai vos carregou de um jugo pesado, ainda eu aumentarei o vosso jugo; meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões.
              Veio, pois, Yerobo(rr)ham e todo o povo, ao terceiro dia, a Rehovam, como o rei havia ordenado, dizendo: Voltai a mim ao terceiro dia.
              E o rei respondeu ao povo duramente; porque deixara o conselho que os anciãos lhe haviam dado.
              E lhe falou conforme ao conselho dos jovens, dizendo: MEU PAI AGRAVOU O VOSSO JUGO, PORÉM EU AINDA AUMENTAREI O VOSSO JUGO; MEU PAI VOS CASTIGOU COM AÇOITES, PORÉM EU VOS CASTIGAREI COM ESCORPIÕES.
              O rei, pois, não deu ouvidos ao povo; porque esta revolta vinha do YHVH (YERRUA), para confirmar a palavra que o YHVH (YERRUA) tinha falado pelo ministério de Ahiyahu, o silonita, a Yerobo(rr)ham, filho de Nebate.
              Vendo, pois, todo o Ysrael que o rei não lhe dava ouvidos, tornou-lhe o povo a responder, dizendo: Que parte temos nós com Davidi? Não há para nós herança no filho de Yischay. Às tuas tendas, o Ysrael Provê agora a tua casa, ó Davidi. Então Ysrael se foi às suas tendas.
              No tocante, porém, aos filhos de Ysrael que habitavam nas cidades de Ya(rr)hudá, também sobre eles reinou Rehovam.
              Então o rei Rehovam enviou a Adorão, que estava sobre os tributos; e todo o Ysrael o apedrejou, e ele morreu; mas o rei Rehovam se animou a subir ao carro para fugir para Yarushalaim.
              Assim se rebelaram os Ysraelitas contra a casa de Davidi, até ao dia de hoje.
              E sucedeu que, ouvindo todo o Ysrael que Yerobo(rr)ham tinha voltado, enviaram, e o chamaram para a congregação, e o fizeram rei sobre todo o Ysrael, e ninguém seguiu a casa de Davidi senão somente a tribo de Ya(rr)hudá.
              Vindo, pois, Rehovam a Yarushalaim, reuniu toda a casa de Ya(rr)hudá e a tribo de Vinyamin, cento e oitenta mil escolhidos, destros para a guerra, para pelejar contra a casa de Ysrael, para restituir o reino a Rehovam, filho de Shlomom.
              PORÉM VEIO A PALAVRA DE ‘ELO(RR)HÍM(I) (DEUSES) A SHEMA’EIA’HU, HOMEM DE ‘ELO(RR)HÍM(I) [YHVH – YAHU], DIZENDO:
              FALA A REHOVAM, FILHO DE SHLOMOM, REI DE YA(RR)HUDÁ, E A TODA A CASA DE YA(RR)HUDÁ, E A VINYAMIN, E AO RESTANTE DO POVO, DIZENDO:
              ASSIM DIZ O YHVH (YERRUA): NÃO SUBIREIS NEM PELEJAREIS CONTRA VOSSOS IRMÃO, OS FILHOS DE YSRAEL; VOLTE CADA UM PARA A SUA CASA PORQUE EU É QUE FIZ ESTA OBRA! E ouviram a palavra do YHVH YERRUA, e voltaram segundo a palavra do YHVH YERRUA.
AGORA SIM, VAMOS ESTUDAR ESSA PASSAGEM, ONDE (O ETERNO FEZ A OBRA!):
1 REIS 12:
12
1 Os israelitas se congregam em Siquém para coroar Roboão; através de Jeroboão, eles pedem alívio a Roboão.
6 Roboão recusa-se a ouvir o conselho dos homens idosos e responde asperamente aos israelitas.
16 Dez tribos revoltadas matam Adorão e afugentem Roboão.
21 Roboão constitui um exército, mas é proibido de pelejar por Semaías.
25 Jeroboão se fortalece, construindo cidades,
26 e fabrica dois bezerros de ouro.
1 Roboão. 11.43; 2Cr 10.1-19 Siquém. Gn 12.6; Gn 33.18,19; Js 20.7; Js 24.1,32; Jz 9.1; Sl 60.6; At 7.16
2 Jeroboão, filho de Nebate. 11.26-31,40; 2Cr 10.2,3
3 3
4 o nosso jugo. 4.7,20,22,23,25; 9.15,22,23; 1Sm 8.11-18; 2Cr 10.4,5; Mt 11.29,30; Mt 23.4; 1Jo 5.3
5 5
6 Tomou o rei Roboão conselho. 2Sm 16.20; 2Sm 17.5; Jó 12.12; Jó 32.7; Pv 27.10; Jr 42.2-5; Jr 43.2
7 Se, hoje, te tornares servo. 2Cr 10.6,7; Pv 15.1; Mc 10.43,44; Fp 2.7-11 falares boas palavras. 13; 2Sm 15.3-6; Ec 10.4; Zc 1.13
8 2Cr 10.8; 2Cr 25.15,16; Pv 1.2-5,25,30; Pv 19.20; Pv 25.12; Ec 10.2,3
9 22.6-8; 2Sm 17.5,6; 2Cr 10.9; 2Cr 18.5-7
10 Assim falarás a este povo. 2Sm 17.7-13 Meu dedo mínimo é mais grosso. Este é um modo de expressão proverbial: “Meu dedo mínimo é mais grosso do que os lombos de meu pai.” Tanto quanto a coxa excede em espessura o dedo mínimo, tanto o meu poder excede o poder de meu pai. O uso do poder para oprimir e cobrar impostos será na mesma proporção. 2Cr 10.10,11; Pv 10.14; Pv 18.6,7; Pv 28.25; Pv 29.23; Is 47.6
11 eu vô-lo ainda aumentarei. Êx 1.13,14; Êx 5.5-9,18; 1Sm 8.18; 2Cr 16.10; Is 58.6; Jr 27.11; Jr 28.13,14 porém eu vos castigarei com escorpiões. Se vos rebelardes e desafeiçoardes, o chicote de meu pai será um escorpião na minha mão. Ele castigou, eu punirei. Célsio e Hiller presumem que âkrabbim denota um tipo de arbusto espinhento, cujos espinhos são de natureza venenosa, chamado de espinhos escorpiões pelos árabes, por causa da forte dor que provocavam. Porém a versão Caldéia traduz o termo por margenin, e a Siríaca por moragyai, ou seja, μαραγναι, açoites. No texto paralelo de Crônicas, a Arábica traz saut, açoite. Isidoro bem como Calmet e outros afirmam que o escorpião era uma espécie de chicote temido. As extremidades do chicote estavam providas de nós ou pontas que penetravam e rasgavam a carne. escorpiões. 14; Ez 2.6; Ap 9.3-10
12 Voltai a mim ao terceiro dia. 5; 2Cr 10.12-14
13 Dura resposta deu o rei ao povo. 20.6-11; Gn 42.7,30; Êx 5.2; Êx 10.28; Jz 12.1-6; 1Sm 20.10,30,31; 1Sm 25.10,11; 2Sm 19.43; Pv 10.11,32; Pv 15.1; Pv 18.23; Ec 10.12; Tg 3.17 dura. Gn 16.6 desprezara o conselho. Pv 13.20
14 e lhe falou segundo o conselho dos jovens. 2Cr 22.4,5; Et 1.16-21; Et 2.2-4; Pv 12.5; Is 19.11-13; Dn 6.7 meu pai vos castigou. 10,11; Pv 13.10; Pv 16.18; Pv 17.14; Ec 7.8; Tg 3.14-18; Tg 4.1,2
15 porque este acontecimento vinha do Senhor. A causa de toda esta confusão e anarquia era a tirania louca, cruel e despótica de Roboão. Isto certamente não “vinha do Senhor,” nem o texto original ensina esta doutrina. Ver a explicação de texto semelhante em 2Sm 24.1. O texto diz sibbah, (de savav, girar, mudar), “a mudança ou revolução vinha do Senhor.” Isto é consistente com todas as afirmações anteriores. Deus instigou o povo a revoltar-se contra um homem que não possuía nem habilidade e nem humanidade para governá-los. Deus serve a seu sábio e reto propósito com as imprudências e iniqüidades de homens, e recruta pecadores na obra de suas próprias mãos. “Ele faz a ira do homem louvá-lo.” 24; 22.23; Dt 2.30; Jz 14.4; 2Cr 10.15; 2Cr 22.7; 2Cr 25.16,20; Sl 5.10; Am 3.6; At 2.23; At 4.28 para confirmar a palavra. 11.11,29-38; 1Sm 15.29; 2Sm 17.14; 2Rs 9.36; 2Rs 10.10; Is 14.13-17; Is 46.10,11; Dn 4.35; Jo 19.23,24,28,29,32-37; At 3.17; At 13.27-29
16 Que parte temos nós. 2Sm 20.1; 2Cr 10.16 Às vossas tendas, ó Israel! 22.17,36 Cuida, agora, da tua casa. 11.13,34,36,39; 2Sm 7.15,16; Sl 2.1-6; Sl 76.10; Sl 89.29-37; Sl 132.17; Is 7.2,6,7; Is 9.6,7; Jr 23.5,6; Jr 33.15,16,21; Lc 19.14,27 Israel se foi às suas tendas. Jz 8.35; 2Sm 15.13; 2Sm 16.11
17 Quanto aos filhos de Israel. 11.13,36; 2Cr 10.17; 2Cr 11.13-17
18 Adorão. 4.6; 5.14 Adonirão. 2Sm 20.24; 2Cr 10.18 porém todo o Israel o apedrejou, e morreu. Êx 17.4; Nm 14.10; 2Cr 24.21; At 5.26; At 7.57,58 conseguiu tomar. Heb. fortaleceu-se. fugir para Jerusalém. 20.18-20; Pv 28.1,2; Am 2.16
19 Israel se mantém rebelado. 1Sm 10.19; 2Rs 17.21; 2Cr 10.19; 2Cr 13.5-7,17; Is 7.17 rebelado. ou, apostatado. Hb 6.6 até ao dia de hoje. Js 4.9
20 e o fizeram rei sobre todo o Israel. 1Sm 10.24; Os 8.4 ninguém seguiu a casa de Davi. 17; 11.13,32; Os 11.12
21 Vindo, pois, Roboão a Jerusalém. 2Cr 11.1-3 cento e oitenta mil escolhidos. 1Cr 21.5; 2Cr 14.8,11; 2Cr 17.14-19; Pv 21.30,31
22 Semaías. 2Cr 11.2; 2Cr 12.5,7 homem de Deus. 13.1,4,5,11; 17.18,24 Ver Dt 33.1; 2Rs 4.16,22,25,27; 1Tm 6.11
23 6
24 Não subireis. Nm 14.42; 2Cr 11.4; 2Cr 25.7,8; 2Cr 28.9-13 porque eu é que fiz isto. 15; 11.29-38; Os 8.4 obedecendo eles à palavra. 2Cr 25.10; 2Cr 28.13-15
1 REIS 12:
12
Roboão causa separação entre as tribos a
2Cr 10.1-15
1 Foi Roboão a Siquém, b  porque todo o Israel se reuniu lá, para o fazer rei. c
2 Tendo Jeroboão, d  filho de Nebate, ouvido isso (pois estava ainda no Egito, para onde fugira da presença do rei Salomão, onde habitava
3 e donde o mandaram chamar), veio com toda a congregação de Israel a Roboão, e lhe falaram:
4 Teu pai fez pesado o nosso jugo; agora, pois, alivia tu a dura servidão de teu pai e o seu pesado jugo que nos impôs, e nós te serviremos.
5 Ele lhes respondeu: Ide-vos e, após três dias, voltai a mim. E o povo se foi.
6 Tomou o rei Roboão conselho com os homens idosos e  que estiveram na presença de Salomão, seu pai, quando este ainda vivia, dizendo: Como aconselhais que se responda a este povo?
7 Eles lhe disseram: Se, hoje, te tornares servo deste povo, e o servires, e, atendendo, falares boas palavras, eles se farão teus servos para sempre.
8 Porém ele desprezou o conselho que os anciãos lhe tinham dado e tomou conselho com os jovens f  que haviam crescido com ele e o serviam.
9 E disse-lhes: Que aconselhais vós que respondamos a este povo que me falou, dizendo: Alivia o jugo que teu pai nos impôs?
10 E os jovens que haviam crescido com ele lhe disseram: Assim falarás a este povo que disse: Teu pai fez pesado o nosso jugo, mas tu alivia-o de sobre nós; assim lhe falarás: Meu dedo mínimo é mais grosso do que os lombos de meu pai. g
11 Assim que, se meu pai vos impôs jugo pesado, eu ainda vo-lo aumentarei; meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões.
12 Veio, pois, Jeroboão e todo o povo, ao terceiro dia, a Roboão, como o rei lhes ordenara, dizendo: Voltai a mim ao terceiro dia.
13 Dura resposta deu o rei ao povo, porque desprezara o conselho que os anciãos lhe haviam dado;
14 e lhe falou segundo o conselho dos jovens, dizendo: Meu pai fez pesado o vosso jugo, porém eu ainda o agravarei; meu pai vos castigou com açoites; eu, porém, vos castigarei com escorpiões.
15 O rei, pois, não deu ouvidos ao povo; porque este acontecimento vinha do Senhor, para confirmar a palavra que o Senhor tinha dito por intermédio de Aías, o silonita, h  a Jeroboão, filho de Nebate.
Dez tribos seguem Jeroboão
2Cr 10.16-19
16 Vendo, pois, todo o Israel que o rei não lhe dava ouvidos, reagiu, dizendo: Que parte temos nós com Davi? Não há para nós herança no filho de Jessé! Às vossas tendas, ó Israel! Cuida, agora, da tua casa, ó Davi! Então, Israel se foi às suas tendas. i
17 Quanto aos filhos de Israel, porém, que habitavam nas cidades de Judá, sobre eles reinou Roboão.
18 Então, o rei Roboão enviou a Adorão, j  superintendente dos que trabalhavam forçados; porém todo o Israel o apedrejou, e morreu. Mas o rei Roboão conseguiu tomar o seu carro e fugir para Jerusalém.
19 Assim, Israel se mantém rebelado contra a casa de Davi, até ao dia de hoje.
20 Tendo ouvido todo o Israel que Jeroboão tinha voltado, mandaram chamá-lo para a congregação e o fizeram rei sobre todo o Israel; ninguém seguiu a casa de Davi, senão somente a tribo de Judá.
Deus proíbe que Roboão peleje contra as dez tribos
2Cr 11.1-4
21 Vindo, pois, Roboão a Jerusalém, reuniu toda a casa de Judá e a tribo de Benjamim, cento e oitenta mil escolhidos, destros para a guerra, para pelejar contra a casa de Israel, a fim de restituir o reino a Roboão, filho de Salomão.
22 Porém veio a palavra de Deus a Semaías, homem de Deus, dizendo:
23 Fala a Roboão, filho de Salomão, rei de Judá, e a toda a casa de Judá, e a Benjamim, e ao resto do povo, dizendo:
24 Assim diz o Senhor: Não subireis, nem pelejareis contra vossos irmãos, os filhos de Israel; cada um volte para a sua casa, porque eu é que fiz isto. E, obedecendo eles à palavra do Senhor, voltaram como este lhes ordenara.

EU VOU FALAR UMA COISA E NÃO SE ESQUEÇAM DISSO JAMAIS: O ETERNO É O MESMO ONTEM, HOJE E SEMPRE! NADA DE AÇÃO DE DIABO CONTRA O ETERNO.....!!!! POIS TUDO E TODOS OS ACONTECIMENTOS SÃO DO ETERNO CRIADOR! O QUE ACONTECE É E SÃO AS ESCOLHAS HUMANAS PARA O MAL SOMENTE! ENTÃO, O ETERNO, TEM QUE AGIR CONTRA A SITUAÇÃO PARA REVERTER UMA CAUSA QUE É A DESTRUIÇÃO DA PRÓPRIA PESSOA EM SI...!!!! MUDANDO ASSIM O RUMO DOS ACONTECIMENTOS! VEJA ESSE EXEMPLO DE 1Rs 12,15:
DO SENHOR (YHVH): A falta de discernimento de Roboão não é desculpada apelando-se para a operação divina. Antes (YHVH) estava agindo para mudar a situação do seu povo pelo transcurso dos acontecimentos humanos. As ações equivocadas de Roboão serviram , portanto, de instrumento para que o ETERNO (YHVH) cumprisse a profecia de Aías (11,29-30):
Aías prediz a Jeroboão que este reinará sobre Israel
26 Jeroboão, filho de Nebate, efraimita de Zereda, servo de Salomão, e cuja mãe era mulher viúva, por nome Zerua, levantou a mão contra o rei.
27 Esta foi a causa por que levantou a mão contra o rei: Salomão estava edificando a Milo e terraplenando depressões da Cidade de Davi, seu pai.
28 Ora, vendo Salomão que Jeroboão era homem valente e capaz, moço laborioso, ele o pôs sobre todo o trabalho forçado da casa de José. m
29 Sucedeu, nesse tempo, que, saindo Jeroboão de Jerusalém, o encontrou o profeta Aías, o silonita, no caminho; este se tinha vestido de uma capa nova, e estavam sós os dois no campo.
30 Aías pegou na capa nova que tinha sobre si, rasgou-a em doze pedaços
31 e disse a Jeroboão: Toma dez pedaços, n  porque assim diz o Senhor, Deus de Israel: Eis que rasgarei o reino da mão de Salomão, e a ti darei dez tribos. o
32 Porém ele terá uma tribo, p  por amor de Davi, meu servo, e por amor de Jerusalém, a cidade que escolhi de todas as tribos de Israel.
33 Porque Salomão me deixou e se encurvou a Astarote, deusa dos sidônios, a Quemos, deus de Moabe, e a Milcom, deus dos filhos de Amom; e não andou nos meus caminhos para fazer o que é reto perante mim, a saber, os meus estatutos e os meus juízos, como fez Davi, seu pai.
34 Porém não tomarei da sua mão o reino todo; pelo contrário, fá-lo-ei príncipe todos os dias da sua vida, por amor de Davi, meu servo, a quem elegi, porque guardou os meus mandamentos e os meus estatutos.
35 Mas da mão de seu filho tomarei o reino, a saber, as dez tribos, e tas darei a ti.
36 E a seu filho darei uma tribo; para que Davi, meu servo, tenha sempre uma lâmpada q  diante de mim em Jerusalém, a cidade que escolhi para pôr ali o meu nome.
37 Tomar-te-ei, e reinarás sobre tudo o que desejar a tua alma; e serás rei sobre Israel.
38 Se ouvires tudo o que eu te ordenar, e andares nos meus caminhos, e fizeres o que é reto perante mim, guardando os meus estatutos e os meus mandamentos, como fez Davi, meu servo, eu serei contigo, e te edificarei uma casa estável, como edifiquei a Davi, e te darei Israel.
39 Por isso, afligirei a descendência de Davi; todavia, não para sempre.
40 Pelo que Salomão procurou matar a Jeroboão; este, porém, se dispôs e fugiu para o Egito, a ter com Sisaque, r  rei do Egito; e ali permaneceu até à morte de Salomão.
              VEJA ESSE OUTRO EXEMPLO: 2Sm 24:
24
O levantamento do censo
1Cr 21.1-6
1 Tornou a ira do Senhor a  a acender-se contra os israelitas, e ele incitou b  a Davi contra eles, dizendo: Vai, levanta o censo de Israel e de Judá.

              1Cr 21:
21
O levantamento do censo
2Sm 24.1-9
1 Então, Satanás a  se levantou contra Israel e incitou a Davi a levantar o censo de Israel.
2 Disse Davi a Joabe e aos chefes do povo: Ide, levantai o censo de Israel, desde Berseba até Dã; e trazei-me a apuração para que eu saiba o seu número.
3 Então, disse Joabe: Multiplique o Senhor, teu Deus, a este povo cem vezes mais; porventura, ó rei, meu senhor, não são todos servos de meu senhor? Por que requer isso o meu senhor? Por que trazer, assim, culpa sobre Israel?
4 Porém a palavra do rei prevaleceu contra Joabe; pelo que saiu Joabe e percorreu todo o Israel; então, voltou para Jerusalém.
5 Deu Joabe a Davi o recenseamento do povo; havia em Israel um milhão e cem mil homens que puxavam da espada; e em Judá eram quatrocentos e setenta mil homens que puxavam da espada.
6 Porém os de Levi e Benjamim não foram contados entre eles, porque a ordem do rei foi abominável a Joabe. b
              2Sm 24:
24
1 Tentado por Satanás, Davi ordena que Joabe levante um censo.
5 Em nove meses e vinte dias, os oficiais apresentam uma lista de um milhão e trezentos mil nomes de homens de guerra.
10 Davi se arrepende. Havendo Deus proposto três castigos, Davi escolhe três dias de pestilência.
15 Após a morte de setenta mil homens, Davi ora a Deus para impedir a destruição de Jerusalém.
18 Por orientação de Deus, Davi adquire a eira de Araúna; ali ele oferece sacrifícios, e a praga cessa.
1 2987 A.M.; 1017 a.C.; 474 An. Ex. Is. Tornou a ira do Senhor. 21.1-14 ele incitou a Davi contra eles. Este versículo, quando lido sem levar em conta outras partes da Palavra de Deus, é muito difícil de ser compreendido. Ele tem sido usado por pessoas que pretendem minar a justiça de Deus para mostrar que Deus buscou ocasião para punir e que incitou Davi a pecar. E quando o havia incitado o bastante, deu-lhe a terrível alternativa de escolher um de três castigos pelos quais o povo seria destruído. De fato, o conteúdo do versículo sugere estes pensamentos naturais, porque o “Senhor” é o antecedente do pronome “ele” - “ele incitou a Davi.” Porém, para aqueles que “examinam as Escrituras,” esta passagem muitíssimo difícil recebe maravilhosa elucidação. Consultando 1Cr 21.1, verifica-se que Satanás foi o incitador e que Deus puniu com justiça a Davi por sua manifestação de orgulho. Que os cristãos, que às vezes se vêem em dúvidas se lembrem da promessa de que, no presente, desconhecem o que conhecerão no futuro. E se não houver outro texto elucidativo a não ser este, que então isto lhes estimule a entrar a fundo nas inesgotáveis minas da palavra inspirada. Tg 1.13,14 incitou. 12.11; 16.10; Gn 45.5; Gn 50.20; Êx 7.3; 1Sm 26.19; 1Rs 22.20-23; Ez 14.9; Ez 20.25; At 4.28; 2Ts 2.11 Vai, levanta o censo. 1Cr 27.23,24

              1Cr 21:
21
1 Davi, tentado por Satanás, obriga Joabe a contar o povo.
5 Feita a contagem do povo, Davi se arrepende.
9 Deus propôs a Davi a escolha de um de três castigos; ele escolhe a peste.
14 Após a morte de setenta mil, arrependido, Davi impede a destruição de Jerusalém.
18 Segundo a palavra de Gade, Davi adquire uma eira de Ornã; ali constrói um altar; Deus dá sinal do seu favor através de fogo e cessa a peste.
28 Davi oferece sacrifícios, e não vai a Gibeão por temor do Anjo.
1 2987 A.M.; 1017 a.C.; 474 An. Ex. Is. Satanás. 2Sm 24.1; 1Rs 22.20-22; Jó 1.6-12; Jó 2.1,4-6; Zc 3.1; Mt 4.3; Lc 22.31; Jo 13.2; At 5.3; Tg 1.13; Ap 12.10 e incitou a Davi. Lc 11.53; Hb 10.24
2 Joabe. 2Sm 24.2-4 Berseba. Jz 20.1; 1Sm 3.20; 2Sm 3.10; 2Sm 17.11; 2Sm 24.15; 1Rs 4.25; 2Cr 30.5 e trazei-me a apuração. 27.23,24 para que eu saiba o seu número. Dt 8.13-17; 2Cr 32.25,26; Pv 29.23; 2Co 12.7
3 Multiplique o Senhor. 19.13; Sl 115.14; Pv 14.28; Is 26.15; Is 48.19 Por que trazer. Gn 20.9; Êx 32.21; Nm 32.9,10; 1Sm 2.24; 1Rs 14.16
4 Porém a palavra do rei. Ec 8.4 pelo que saiu Joabe. Êx 1.17; Dn 3.18; At 5.29 e percorreu. 2Sm 24.3-8
5 um milhão. A versão Siríaca diz 800.000 no texto paralelo de Samuel. 27.23; 2Sm 24.9
6 Levi. Nm 1.47-49 Joabe. 2Sm 3.27; 2Sm 11.15-21; 2Sm 20.9,10

INDUBITAVELMENTE, SÓ NO PRIMEIRO ESTUDO DE (2Sm 24), A AÇÃO DE SATANÁS É MOSTRADA PELA BÍBLIA! MESMO PORQUE, DAVI CONFIOU MAIS NO SEU PODER HUMANO DO QUE NO ETERNO YHVH! AÍ SIM, O HOMEM DEU LUGAR A CRIATURA E NÃO AO CRIADOR! ONDE O SEU UNGIDO TINHA QUE SER PROVADO PELO YHVH...!!! MESMO, PARA SERVIR DE LIÇÃO A TODOS OS MORTAIS.....ENTENDEU? É ASSIM QUE O ETERNO AGE! E NÃO AO CONTRÁRIO! QUALQUER OUTRA PASSAGEM QUE NÃO TENHA REFERÊNCIA A 2 SAMUEL 24, A AÇÃO DO DIABO NÃO EXISTE! É O HOMEM FAZENDO SUAS ESCOLHAS SOMENTE!!!!! E O ETERNO AGINDO PARA LHE MOSTRAR QUE ERROU.... E O CORRIGE.... COMO TODO PAI FAZ A SEU FILHO......!!!!!! AMÉN.
             



Heb. Hebraico
[1]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. 1Rs 12:1-24
a a 12.1-24 Este importante relato refere-se a um momento crucial na história do povo eleito. Nele, temos a informação do vivo descontentamento que havia se acumulado entre as tribos do Norte pelas excessivas cargas impostas ao povo durante o reinado de Salomão. Também faz ver como o seu filho Roboão, ao invés de atender às justas reclamações do povo, respondeu-lhe com desprezo e altivez, provocando uma rebelião que trouxe como conseqüência a divisão do reino davídico. A conseqüência foi a instauração do reino de Judá no Sul, com a sua capital em Jerusalém, enquanto que no Norte as tribos agrupadas em torno de Jeroboão formaram o reino de Israel. Ver 1Rs 4.20, nota f; 11.31, nota o; e a Introdução.
b b 12.1 Siquém: Antigo centro político e religioso que no tempo de Josué havia sido cenário de uma assembléia memorável (ver Js 24.1, n.). Foi a primeira capital do Reino do Norte (cf. 1Rs 12.25) e, depois do exílio, converteu-se na principal cidade dos samaritanos. Ver o Índice de Mapas.
c c 12.1 A seguinte hipótese foi proposta para explicar este encontro de Roboão com as tribos do Norte: Roboão, na sua condição de descendente de Davi, havia sido aclamado rei de Judá por direito hereditário; do contrário, para reinar sobre as tribos do Norte, devia renovar a aliança que o seu avô Davi tinha feito com os idosos de Israel (cf. 2Sm 5.1-5). Ao fracassar esse acordo (cf. v. 16), as ditas tribos apartaram-se de Judá e elegeram o seu próprio rei. Ver 1Rs 11.31, nota o.
d d 12.2 Jeroboão: Cf. 1Rs 11.26-40.
e e 12.6 Homens idosos: Antes, haviam sido os experimentados conselheiros do rei Salomão.
f f 12.8 Os jovens: Isto é, os companheiros de juventude de Roboão (v. 10). Visto que este último começou a reinar aos quarenta e um anos de idade (1Rs 14.21), nesta época já não deviam mais ser tão jovens.
g g 12.10 Meu dedo mínimo é mais grosso do que os lombos de meu pai; isto é, se meu pai foi duro, eu serei muito mais.
h h 12.15 Cf. 1Rs 11.29-39.
i i 12.16 Este mesmo grito de rebelião tinha sido lançado pelo benjamita Seba no final do reinado de Davi (2Sm 20.1).
j j 12.18 Adorão (ou Adonirão): Cf. 2Sm 20.24; 1Rs 4.6; 5.14.
[2]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 1Rs 12:24
m m 11.28 A casa de José: Isto é, as tribos de Manassés e Efraim. Ver Js 16.1, n.; 16.4, n.
n n 11.31 Dez pedaços: Na comunicação da mensagem profética, as ações simbólicas eram, por vezes, tão importantes quanto as palavras (Is 20; Jr 27.1-8; 28.1-4; Ez 4—5). Cf. também 1Rs 22.11. O fato de ser uma capa nova (v. 29) dá mais eficácia à ação.
o o 11.31 Jeroboão ia reinar sobre as dez tribos do Norte, as quais, depois da morte de Saul, tinham feito um pacto com Davi e o haviam reconhecido como rei (cf. 2Sm 5.1-5). Esse arranjo manteve-se durante todo o reinado de Salomão, mas não se manteve após a sua morte (1Rs 12).
p p 11.32 Esta única tribo é a tribo de Judá, à qual também se uniu a de Benjamim ou pelo menos uma parte dela (1Rs 12.21).
q q 11.36 Esta lâmpada simboliza a continuidade da dinastia davídica (1Rs 15.4; 2Rs 8.19; Sl 18.28; 132.17; cf. 2Sm 14.7).
r r 11.40 O faraó Sisaque reinou no Egito desde o ano 950 até aprox. o ano 929 a.C.
[3]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 1Rs 11:40
a a 24.1 Segundo 1Cr 21.1, quem induziu Davi a fazer o censo foi Satanás.
b b 24.1 1Sm 26.19.
[4]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 2Sm 24:1
a a 21.1 Enquanto aqui se fala de Satanás, o texto paralelo de 2Sm 24.1 diz: Tornou a ira do Senhor a acender-se contra os israelitas. Essa mudança visa evitar que o mal seja atribuído diretamente a Deus. Ver Demônio e Satanás na Concordância Temática.
b b 21.6 Nm 1.49; 1Cr 27.24.
[5]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 1Cr 21:6
A.M. Ano do Mundo
O número do ano desde a criação em 23 de outubro de 4004
a.C., de acordo com Ussher (Essa data é o dia do primeiro domingo após o equinócio de outono naquele ano). Note que o ano do mundo pula dois anos julianos, aproximadamente três meses de um ano e os nove meses seguintes do ano juliano seguinte.
a.C. antes de Cristo
An. Ex. Is. Ano do Êxodo de Israel
[6]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. 2Sm 24:1
A.M. Ano do Mundo
O número do ano desde a criação em 23 de outubro de 4004
a.C., de acordo com Ussher (Essa data é o dia do primeiro domingo após o equinócio de outono naquele ano). Note que o ano do mundo pula dois anos julianos, aproximadamente três meses de um ano e os nove meses seguintes do ano juliano seguinte.
a.C. antes de Cristo
An. Ex. Is. Ano do Êxodo de Israel
[7]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. 1Cr 21:1-6

Nenhum comentário:

Postar um comentário