PAI E FILHO COMPARTILHAM O MESMO NOME:

PAI E FILHO COMPARTILHAM O MESMO NOME:
"NÃO HÁ SALVAÇÃO EM NINGUÉM MAIS!".

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

"SIGA O EXEMPLO DESSAS TRÊS POSTAGENS (LOGO ABAIXO) E VEJA QUE A 'PREGAÇÃO' SEMPRE TERÁ QUEM A INTERPRETE DIFERENTE DO PREGADOR....??!!".


A ARTE DE PREGAR....................
HOMILÉTICA
Homilética é definida no dicionário Aurélio como a arte de pregar sermões religiosos. O vocábulo vem do grego, (homilia), que significa conversação; com o passar do tempo, adquiriu a significação de discurso religioso. De um ponto de vista mais específico John Broadus afirma que a ciência da Homilética nada mais é do que a adaptação da retórica às finalidades especiais e aos reclamos da prédica messiânica. João Mohama, por sua vez definiu Homilética como “a arte e a ciência da pregação”.
A Homilética é ciência, quando vista sob o prisma de sua fundamentação teórica: é a ciência que se ocupa com o estudo da comunicação da Palavra de Deus Yaohu. Por isso, Nelson Kirst definiu Homilética como “a ciência que se ocupa com a pregação e, de modo particular, com a prédica proferida no culto, no seio da comunidade reunida”.
Vista ainda sob outro prisma, a Homilética é também arte, uma vez que trabalha artesanalmente, passo a passo, dos elementos que formam o sermão. É por isso que Ilion Jones declara que Homilética “é a arte da pregação”.
Na verdade, pregar é a tarefa principal da Igreja, e a pregação bíblica tem ocupado lugar de destaque na Igreja evangélica, uma vez que a Igreja foi organizada como instituição especial, tendo a pregação como sua principal missão. Por esta razão, é impossível o cumprimento de tão elevada missão sem o devido preparo.
Escrito por anselmo.estevan às 00h18

HOMILÉTICA

Deus Yahu nos tem falado através da pregação

Antes de Yahushua, grandes pregadores são encontrados no Antigo Testamento: Moisés, Elias, Isaías, Jeremias, Ezequiel, Daniel e Amós. A era da graça colocou a pregação em especial relevo. João, o Batista, preparou o caminho para o advento do Mestre, através da pregação: “assim surgiu João, batizando no deserto e pregando...” (Mc 1,4).
A pregação foi a principal atividade de Yahushua. Ele começou pregando a boa-nova da chegada do Reino de Deus (Mc 1,14.15) e fez da proclamação da Palavra o centro de sua missão: ele pregou durante toda a vida, pregou até na cruz, e depois de ressurreto, continuou a pregar. Yahushua foi o maior pregador que o mundo já conheceu (Jo 7,46). Durante todo seu ministério, ele não apenas pregou, mas ordenou que os seus discípulos pregassem.
O pregador é um arauto, um proclamador de boas-novas. Paulo teve uma visão da importância da proclamação da Palavra, ao afirmar: “agradou a Deus Yahu salvar aqueles que crêem por meio da loucura da pregação” (1Co 1,21b). Assim, desde os tempos bíblicos, a boa-nova do amor de Deus Yahu tem se tornado conhecida pela pregação.
Devemos lembrar sempre que pregar não é responsabilidade apenas do pastor, é missão da Igreja; entretanto a Igreja espera que o pastor pregue. No ministério pastoral há múltiplas atividades a serem desenvolvidas; nenhuma delas. Porém, é tão importante, exigente e intransferível quanto a pregação. Do púlpito a mensagem do UNGIDO é proclamada, vidas são salvas e os salvos são doutrinados, santificados, edificados e equipados.
Evidentemente, muito do que o pastor realiza pode ser compartilhado com o rebanho. Basta haver compreensão, por parte de cada crente, de que há um ministério a ser desempenhado e que o YHVH tem capacitado todos os crentes para a realização do trabalho (Ef 4,11-16). Por isso, o pastor deve ser sábio para delegar atribuições ao rebanho e, assim, ter mais tempo de adequado preparo para a sua principal tarefa: conhecer, interpretar e também compartilhar a Palavra de Deus Yahu.
Escrito por anselmo.estevan às 23h43

HOMILÉTICA....
A responsabilidade é tão importante que Paulo desafia: “Procure apresentar-se a Deus Yahu aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade.” (2Tm 2,15). Quanto melhor o pregador conhece o texto básico de sua mensagem, tanto mais condições têm de explana-lo e ilustrá-lo, aplicando suas verdades à vida dos ouvintes!
Quem quiser tornar-se um pregador da Palavra tem que se deixar dirigir pelo YHVH da Palavra, pois pregar é falar de coração a coração.
Por isso, como pregadores, devemos pregar não apenas com vida, MAS COM A VIDA, pois o pregador que não pode viver as palavras que prega precisa CALAR-SE E VIVER ANTES DE FALAR!
“Qualquer pregador, se não amar verdadeiramente seus ouvintes, insistimos, só estará fazendo barulho. Scott desafiou”: “se amamos, nosso objetivo não será o de impressioná-los com o nosso conhecimento, mas ajuda-los dentro do conhecimento que eles possuem. A mensagem que alcança é a que fala ao coração, e só falamos ao coração conquistando-o!”.
Fp 2,5-8”. Anselmo Estevan.
Escrito por anselmo.estevan às 23h42


Exegese. Exegese significa “explicação do significado de um texto em seu contexto original”. Na teologia cristã, a exegese baseia-se no pressuposto de que a Bíblia é, em algum sentido, a Palavra de Deus e a humanidade é o recipiente de sua mensagem. Exegese e hermenêutica são, às vezes, usadas como sinônimos, mas podemos distingui-las da seguinte forma, a exegese pergunta: “o que um texto significou para o emissor e receptor originais?”, enquanto a hermenêutica pergunta: “o que um texto significa para o leitor atual?”.

Hermenêutica. Nome atribuído pelos estudiosos a uma escola de pensamento iniciada principalmente com Heidegger e assim chamada posteriormente, mas cujas raízes remonta a Dilthey e Schleiermacher; às vezes é chamada de hermenêutica ontológica. Difere da hermenêutica tradicional pelo fato de não mais se identificar com uma teoria de métodos exegéticos; é antes uma descrição do que constitui o fenômeno de entendimento como tal. Rejeita a idéia de que um texto possui significado autônomo em relação ao intérprete.

Hermenêutica autorizada. Uma forma de interpretar a Escritura para apontar as falsas crenças dos heréticos. Isso era conseguido pelo estabelecimento do significado teológico correto da Escritura por meio da autoridade do bispo ou da regula fidei (regra de fé).

Hermenêutica funcional. Uma maneira de descrever como os leitores aplicam o texto bíblico a seu próprio contexto e situação sem preocupar-se com o contexto e situação originais do texto. O significado, assim, fica ligado inseparavelmente à aplicação funcional da Escritura.

Hermenêutica(s). Do grego hermeneuein: expressar, explicar, traduzir, interpretar. É definida de maneira diversa, mas refere-se a uma teoria da interpretação. Segundo a tradição, a hermenêutica buscava estabelecer os princípios, métodos e regras necessários na interpretação de textos escritos, especialmente de textos sagrados.

Homilética (procurei por esse termo mas só achei: “homilia”: SF. REL. PREGAÇÃO EM ESTILO SIMPLES E QUASE COLOQUIAL SOBRE O EVANGELHO.). Bem então o termo “homilética” é como se fizéssemos um “resumo” do que vamos pregar num exato momento fazer um apanhado de passagens com suas referências para podermos fazer a pregação o mais correta possível para que possamos ser entendidos.grifo meu.
“O trabalho no gabinete de estudos faz o pregador crescer espiritualmente e lhe dá condições de conhecer e aplicar as técnicas mais adequadas à elaboração e à comunicação de suas prédicas!”.
Pregar é uma das mais árduas e gloriosas tarefas reservadas ao ser humano. John Stott, baseado nas palavras de Paulo (1Co 4,1.2), afirmou: “o pregador é um despenseiro dos mistérios de Deus (Yahu), ou seja, de auto-revelação que Deus (Yahu) confiou aos homens e é preservada nas Escrituras”. Sendo assim, dessas, faço também minhas palavras: Anselmo Estevan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário