PAI E FILHO COMPARTILHAM O MESMO NOME:

PAI E FILHO COMPARTILHAM O MESMO NOME:
"NÃO HÁ SALVAÇÃO EM NINGUÉM MAIS!".

domingo, 10 de fevereiro de 2013

QUANDO, TRADUZIMOS ALGO...; NÃO ESTAMOS DANDO O NOSSO PARECER..?! E SE ESSE 'ALGO', TIVER VIDA PRÓPRIA...! COMO FICA...?!


YirmeYahu (Jr) 16,19-21:

A conversão das nações.

19. Yahveh, minha força e minha fortaleza, meu refúgio no dia da tribulação!
Para ti acorrem as nações das extremidades da terra. Elas dirão:
Nossos pais não herdaram senão mentira, vazio, que não serve para nada.
20. Pode um homem fazer para si deuses? (‘elohîm – deuses)? [Grifo meu].
Eles são deuses! (‘elohîm – deuses)! [Grifo meu].
21. Por isso, eis que os farei conhecer minha mão e o meu poder, e eles conhecerão que meu Nome é YAHVEH.

VAMOS À REFERÊNCIA DO V. 21:

Yesha’Yahu (Isaías) 42,8:

Eu sou Yahveh; este é o meu nome! Não cederei a outrem a minha glória, nem a minha honra aos ídolos.

(Mas, o que isso quer dizer? Mudando sua fala em dizer que: “SEU NOME” – é outro [uma tradução errônea de costume do seu próprio povo...!] transfere, automaticamente, a sua glória a ídolos – O que nada são...! Como por exemplo: Ba’al - que na tradução para nossa língua é: “o Senhor” – um ídolo Cananeu...!!!).

VAMOS AO ESTUDO DO VERSÍCULO ACIMA: [Eu sou YAHVEH]: é o nome revelado a Moisés (Êx 3,14+), o do único existente. Não há outro (Deus) além dele (cf. Is 40,25; 43,10-12; 44,6-8; 45,3.5-6.14-15.18.20-22; 46,5-7.9; 48,11; cf. 41,21-29). Ele é o Criador Universal (40,12s.21s.28; 42,5; 43,1; 44,24; 45,9-12.18; 48,13; 51,13; 54,5), ETERNO (41,4; 44,6; 48,12). Ele “nãol cederá a outro a sua glória” (Aqui e em 48,11). Este monoteísmo triunfante do “Livro da Consolação” retoma, assim, desenvolvendo-o com a afirmação explicita da transcendência divina, o tema anterior do “CIÚME” de Yahveh (Dt 4,24+; cf. Êx 20,3).

BÍBLIA DE JERUSALÉM. EDITORA PAULUS. FOI USADA NESSA PESQUISA.

Esta versão (no AT) adota o “Nome correto” para o Criador! Grifo meu. Estudo feito por: Anselmo Estevan. Com formação de Bacharel em Teologia pela Faculdade Ibetel de Suzano – SP.

Mas, o que acontece então?

Resposta. Isto: “Por haver muitas ‘versões’ bíblicas – adotaram um nome substituto (vindo do seu povo, que por respeito o chamavam de: ‘adonay – meu senhor. [Esse costume, no começo, não foi passado a outros povos...! E assim, ficou como sendo seu nome próprio...!] vindo a confundir sua glória com os ídolos -, o que nada são! Pondo, dessa forma, uma ‘fala’ na boca do ETERNO CRIADOR – vindo a compará-lo com sua criação...! É a isso a que ELe se refere...!!! Reflita em: Êx 20,7!).

Vamos ver essa fala pela Bíblia Judaica Completa. Editora: Vida.

Sh’mot (Êxodo) 20,7:

“Você não deve usar de forma leviana o nome de ADONAI, seu Deus, pois ADONAI não deixará impune quem usar seu nome de forma leviana”.

Só para tiramos a prova dos nove, vamos ver a mesma passagem pela Bíblia Torah hebraica – Peshita:

Toráh Shemot [Nomes]:

Não tomarás o nome do יהוה   YERRUA (EU SOU ESPÍRITO) [Y’H’V’H] teu ‘Elo(rr)hím(i) em vão; porque o יהוה   YERRUA não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário