PAI E FILHO COMPARTILHAM O MESMO NOME:

PAI E FILHO COMPARTILHAM O MESMO NOME:
"NÃO HÁ SALVAÇÃO EM NINGUÉM MAIS!".

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

"AVINU":

Pai
[AT]
(a). Humano Gn 2.24; 9.22-23; 26.24; Êx 20.12; Lv 18.7-8; 20.9; Pv 10.1; 17.6; 19.26; 20.20; 28.24.
(b). Com referência a Deus Dt 32.6; Is 63.16; 64.8; Jr 3.19; Ml 2.10.
[NT]
(a). Jesus expressa assim o seu relacionamento com Deus Mt 11.25-27; 12.50; 18.10; 26.29; Mc 14.36*; Jo 2.16; 5.17-18; 14—17 (freqüente em Jo).
(b). Jesus expressa assim a relação dos discípulos com Deus Mt 5.16,45; 6.1-32 (v. 9*); 23.9*; Mc 11.25; Lc 11.2; Jo 20.17.
(c). Usado pelos cristãos para se referirem a Deus Rm 1.7; 8.15*; 1Co 8.6; 1Pe 1.17; 1Jo 3.1.
(d). Com referência aos seres humanos:
– Em sentido literal Mt 10.37; 15.4-6; 19.5,29.
– Em sentido figurado Mt 23.9; Rm 4.11,16; 1Co 4.15.
[1]
PAI
Maneira de falar de Deus e com Deus. No AT Deus tratava o povo de Israel como seu filho (Êx 4.22; Dt 1.31; 8.5; Os 11.1). Jesus chamava Deus de “Pai” (Jo 5.17). Ele ensinou que todos aqueles que crêem nele são filhos de Deus (Jo 20.17). Ver também Mt 6.9 e Rm 8.15.
PAI
Maneira de falar de Deus e com Deus. No AT Deus tratava o povo de Israel como seu filho (Êx 4.22; Dt 1.31; 8.5; Os 11.1). Jesus chamava Deus de “Pai” (Jo 5.17). Ele ensinou que todos aqueles que crêem nele são filhos de Deus (Jo 20.17). Ver também Mt 6.9 e Rm 8.15.
[2]
Mateus 3:
17 E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. u
[3]
Jesus, o Salvador dos humildes
Lc 10.21-22
25 Por aquele tempo, exclamou Jesus: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos. q
26 Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado.
27 Tudo me foi entregue por meu Pai. r  Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. s
[4]
O Vínculo Da Perfeição  |  Pr. Olavo Feijó

Colossenses 3:14 - E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição. 

No terceiro capítulo da sua Carta aos Colossenses o apóstolo Paulo nos revela a diferença espiritual que deve ocorrer na comunidade cristã, quando comparada com os grupos humanos que não têm compromisso com Cristo. Dentre outras coisas, Paulo escreveu: “E acima de tudo, tenham amor, pois o amor une perfeitamente todas as coisas” (Colossenses 3:14).

Há várias qualidades humanas que ajudam a causar união entre as pessoas. Falar a mesma linguagem. Acreditar em princípios semelhantes. Ter personalidade com características parecidas. Possuir os mesmos interesses profissionais. Participar da mesma igreja. Nossa experiência pessoal, porém, vem nos ensinando que existem níveis diferentes de afinidade. E que, por exemplo, membros da mesma igreja não têm, todos, o mesmo nível de espiritualidade. Por isso, às vezes, nos sentimos mais à vontade com uns e, com outros, sentimos certo mal estar...

A explicação de Paulo é direta: o que une, profundamente, até pessoas diferentes, é o amor! A Tradução na Linguagem de Hoje diz que o amor “une perfeitamente todas as coisas”. A tradução de Almeida Revista e Atualizada usa uma expressão equivalente: “o amor é o vínculo da perfeição. “Vínculo” é aquilo que “une perfeitamente”. Porque o amor cristão, nascido e recebido de Cristo, não é humanamente egoísta, mas divinamente dadivoso. Não nos enganemos, o único amor que causa saúde e funcionalidade em todos os relacionamentos é aquele que recebemos de Deus e compartilhamos com os outros.



AT Antigo Testamento
NT Novo Testamento
v. versículo
[1]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
AT Antigo Testamento
[2]Kaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
u u 3.17 O meu Filho amado: Também pode ser entendido como: meu único Filho. Em quem me comprazo, ou a quem prefiro. Cf. Gn 22.2; Sl 2.7; Is 42.1. O Sl 2, onde o rei de Israel é qualificado como “filho de Deus”, foi interpretado pelos primeiros cristãos como profecia sobre o Messias na sua qualidade de Rei (cf. também 2Sm 7.14). A passagem de Is 42 (que faz pensar em Is 52.13—53.12) fala do servo sofredor do Senhor e também foi interpretada pelos escritores do NT como uma referência ao Messias. Cf. Mt 12.18; 17.5; Mc 9.7; Lc 9.35; 2Pe 1.17.
[3]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Mt 3:17
q q 11.25 Is 29.14; 1Co 1.18-31.
r r 11.27 Mt 28.18; Jo 3.35; 17.2.
s s 11.27 Jo 1.18; 6.65; 10.14-15.
[4]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Mt 11:27

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