PAI E FILHO COMPARTILHAM O MESMO NOME:

PAI E FILHO COMPARTILHAM O MESMO NOME:
"NÃO HÁ SALVAÇÃO EM NINGUÉM MAIS!".

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

"COMPREENDENDO ÀS ESCRITURAS PARA A NOSSA SALVAÇÃO! (JÁ SOMOS SALVOS). MAS, DEVEMOS COMPREENDER E SERMOS MERECEDORES DELA SOMENTE!! ESCRITURAS":

FALANDO BREVEMENTE SOBRE O CARGO DE: "PASTOR':

'É PECADO A MULHER PREGAR A PALAVRA DE YHVH?'. (DEVEMOS ADORAR 'elohîm [DEUS] EM RÛARH [espírito]? OU NA CARNE....????). E ESPÍRITO TEM SEXO? A MULHER PODE SIM PREGAR: 

'É PECADO A MULHER PREGAR A PALAVRA DE YHVH?'. (DEVEMOS ADORAR 'elo...


PASTOR
1) Guardador de gado (Gn 13.7).
2) Governante (Jr 3.15).
3) Deus (Sl 23.1) e Jesus (Jo 10.11).
4) Ministro da igreja (Hb 13.17, RC; 1Pe 5.2).
[1]
Gn 13: (B’RESHIT).
7 Houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló. a  Nesse tempo os cananeus e os ferezeus habitavam essa terra.[2]
EM CONCORDÂNCIA DE TEMAS:
7 contenda. 21.25; 26.20; Êx 2.17; 1Co 3.3; Gl 5.20; Tt 3.3; Tg 3.16; Tg 4.1 cananeus. 10.19; 12.6; 15.18-21; 34.30; Ne 5.9; Fp 2.14,15; Cl 4.5; 1Ts 4.12; 1Pe 2.12 habitavam. i.e., eles estavam lá quando Abrão e Ló vieram armar suas tendas na terra. [3]

Jr 3: (YIRMEYAHU).
15 Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com conhecimento e com inteligência.[4]
EM CONCORDÂNCIA DE TEMAS:
15 Dar-vos-ei pastores. 23.4; 1Sm 13.14; Is 30.20,21; Ez 34.23; Ez 37.24; Mq 5.4,5; Jo 10.1-5; Jo 21.15-17; Ef 4.11,12; 1Pe 5.1-4 que vos apascentem. Pv 10.21; Lc 12.42; Jo 21.15,17; At 20.28; 1Co 2.6,12,13; 1Co 3.1,2; Hb 5.12-14; 1Pe 2.2; 1Pe 5.2 [5]
Sl 23: (TEHILLIM).
1 O Senhor (YHVH – YAHVEH) é o meu pastor; b  nada me faltará.
EM CONCORDÂNCIA DE TEMAS:
1 é o meu pastor. 79.13; 80.1; Is 40.11; Jr 23.3,4; Ez 34.11,12,23,24; Mq 5.2,4; Jo 10.11,14,27-30; Hb 13.20; 1Pe 2.25; 1Pe 5.4; Ap 7.17 nada me faltará. 34.9,10; 84.11; Mt 6.33; Lc 12.30-32; Rm 8.32; Fp 4.19; Hb 13.5,6 [6]

Jo 10: (YOCHANAN).
11 Eu sou o bom pastor. d  O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.[7]
EM CONCORDÂNCIA DE TEMAS:
11 o bom. 14; Sl 23.1; Sl 80.1; Is 40.11; Ez 34.12,23; Ez 37.24; Mq 5.4; Zc 13.7; Hb 13.20; 1Pe 2.25; 1Pe 5.4 dá. Gn 31.39,40; 1Sm 17.34,35; 2Sm 24.17; Is 53.6; Ef 5.2; Tt 2.14; 1Pe 2.24 [8]

Hb 13:
17 Obedecei aos vossos guias r  e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros.[9]
EM CONCORDÂNCIA DE TEMAS:
17 Obedecei. 7; 1Sm 8.19; 1Sm 15.19,20; Pv 5.13; Fp 2.12,29; 1Ts 5.12,13; 2Ts 3.14; 1Tm 5.17 aos vossos guias e sede submissos. Gn 16.9; 1Co 16.16; Ef 5.21; Tg 4.7; 1Pe 5.5 velam. Ez 3.17-21; Ez 33.2,7-9; At 20.24-26,28; 1Co 4.1,2; 1Pe 5.2,3 prestar contas. Lc 16.2; Rm 14.12; 2Co 5.10,11 com alegria. Fp 1.4; Fp 2.16; Fp 4.1; 1Ts 2.19,20; 1Ts 3.9,10 não gemendo. Êx 32.31; Jr 13.17; Fp 3.18 [10]

1Pe 5: (1 KEFA).
2 pastoreai o rebanho de Deus d  que há entre vós, e  não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade;[11]
EM CONCORDÂNCIA DE TEMAS:
2 pastoreai. Ct 1.8; Is 40.11; Ez 34.2,3,23; Mq 5.4; Mq 7.14; Jo 21.15-17; At 20.28 o rebanho. Is 63.11; Jr 13.17,20; Ez 34.31; Zc 11.17; Lc 12.32; 1Co 9.7 que há entre vós. ou, tanto quanto há convosco. Sl 78.71,72; At 20.26,27 não. Hb 12.15 Gr. por. Is 6.8; 1Co 9.16,17 nem por. Is 56.11; Jr 6.13; Jr 8.10; Mq 3.11; Ml 1.10; At 20.33,34; 2Co 12.14,15; 1Tm 3.3,8; Tt 1.7,11; 2Pe 2.3; Ap 18.12,13 de. At 21.13; Rm 1.15; Tt 2.14; Tt 3.1 [12]

BEM, AGORA QUE SABEMOS O QUE É UM ‘PASTOR’, VAMOS FAZER UMA OBSERVAÇÃO:
Estudo de Palavra da Bíblia
Definição
(Nenhum)
Links
(Nenhum)
Concordância | RAStr
Almeida Revista e Atualizada, com números de Strong
Febe (1)
Rom 16:1Recomendo-vos a nossa irmã Febe, que está servindo à igreja de Cencréia,G5402

5402 φοιβη Phoibe
de phoibos (brilhante, provavelmente semelhante a raiz de 5457); n pr f
Febe = “radiante”
1) diaconisa da igreja de Cencréia, próximo a Corinto
[13]
5457 φως phos
de uma forma arcaica phao (brilhar ou tornar manifesto, especialmente por emitir raios, cf 5316, 5346); TDNT - 9:310,1293; n n
1) luz
1a) luz
1a1) emitida por uma lâmpada
1a2) um luz celestial tal como a de um círculo de anjos quando aparecem na terra
1b) qualquer coisa que emite luz
1b1) estrela
1b2) fogo porque brilha e espalha luz
1b3) lâmpada ou tocha
1c) luz, i.e, brilho
1c1) de uma lâmpada
2) metáf.
2a) Deus é luz porque a luz tem a qualidade de ser extremamente delicada, sutil, pura, brilhante
2b) da verdade e seu conhecimento, junto com a pureza espiritual associada a ela
2c) aquilo que está exposto à vista de todos, abertamente, publicamente
2d) razão, mente
2d1) o poder do entendimento, esp. verdade moral e espiritual
Sinônimos ver verbete 5817
[14]
5817 - Sinônimos
Ver Definição para auge 827
Ver Definição para pheggos 5338
Ver Definição para phos 5457
5457 - termo geral para luz: luz de um fogo
5338 - é um termo mais concreto e enfático: a luz do sol resplandecente, o raio de luz
827 - é um termo ainda mais forte, que sugere a natureza da luz como associada ao fogo; usado de raios que se projetam e aquecem
[15]
5316 φαινω phaino
prolongação da raiz de 5457; TDNT - 9:1,1244; v
1) trazer à luz, fazer brilhar, espalhar a luz
2) brilhar
2a) brilhar, ser brilhante ou resplendente
2b) tornar-se evidente, ser trazido à luz, tornar-se visível, aparecer
2b1) de vegetação em crescimento, vir à luz
2b2) aparecer, ser visto
2b3) expor à visão
2c) encontrar os olhos, descobrir os olhos, tornar claro ou manifesto
2c1) ser visto, aparecer
2d) tornar-se claro na mente; ter a impressão, segundo o próprio julgamento ou opinião
Sinônimos ver verbete 5837
[16]
5837 - Sinônimos
Ver Definição para dokeo 1380
Ver Definição para hegeomai 2233
Ver Definição para nomizo 3543
Ver Definição para oiomai 3633
Ver Definição para phaino 5316
Compare: 1380, 5316
1380 - refere-se a julgamento subjetivo, que pode ou não adequar-se ao fato
5316 - refere-se à real aparência externa, geralmente correta, mas possivelmente enganadora
Compare: 1380, 2233 (2), 3543 (2), 3633
2233 e 3543 denota uma fé que não descansa no sentimento interno de alguém, mas na devida consideração dos fundamentos externos, e pesagem e comparação dos fatos.
1380 e 3633, por outro lado, descrevem um julgamento subjetivo que se origina da inclinação ou da visão dos fatos em sua relação conosco. 2233 denota um julgamento mais deliberado e cuidadoso que 3543; 3633, um julgamento subjetivo que tem o sentimento antes que o pensamento (1380) como seu fundamento.
[17]
5346 φημι phemi
propriamente, o mesmo que a raiz de 5457 e 5316; v
1) tornar conhecido os pensamentos de alguém, declarar
2) dizer
[18]
AGORA, VAMOS ESTUDAR A PASSAGEM:
ROMANOS:
16
Paulo recomenda a Febe
1 Recomendo-vos a nossa irmã a  Febe, que está servindo b  à igreja de Cencréia, c
2 para que a recebais no Senhor como convém aos santos e a ajudeis em tudo que de vós vier a precisar; porque tem sido protetora de muitos e de mim inclusive.
[19]
EM CONCORDÂNCIA DE TEMAS:
1 Recomendo-vos. 2Co 3.1 nossa. Mt 12.50; Mc 10.30; 1Tm 5.2; Tg 2.15; 1Pe 1.22,23 está servindo. Lc 8.3; 1Tm 5.9,10 Cencréia. At 18.18
2 a recebais. 15.7; Mt 10.40-42; Mt 25.40; Fp 2.29; Cl 4.10; Fm 12,17; 2Jo 10; 3Jo 5-10 como. Ef 5.3; Fp 1.27; 1Tm 2.10; Tt 2.3 porque. 3,4,6,9,23; At 9.36,39,41; Fp 4.14-19; 2Tm 1.18
[20]
VAMOS NOS ATENTAR A UMA PEQUENA FALA DA PASSAGEM ACIMA: Cencréia. At 18.18
18 Mas Paulo, havendo permanecido ali ainda muitos dias, por fim, despedindo-se dos irmãos, navegou para a Síria, levando em sua companhia Priscila e Áqüila, depois de ter raspado a cabeça em Cencréia, o  porque tomara voto. p[21]
EM CONCORDÂNCIA DE TEMAS:
18 Síria. 15.23,41; 21.3; Gl 1.21 Priscila. 2 depois de ter. 21.24; Nm 6.5-9,18; 1Co 9.20 Cencréia. Cencréia, agora Kenkri, era o porto de Corinto, no lado oriental do istmo, e a cerca de quinze quilômetros da cidade. Rm 16.1 [22]

FALANDO DE ‘PRISCILA....!!!’. LEMBREI-ME DESSA PASSAGEM:
ATOS 18:
A terceira viagem missionária de Paulo. Apolo em Éfeso s
24 Nesse meio tempo, chegou a Éfeso um judeu, natural de Alexandria, t  chamado Apolo, u  homem eloqüente e poderoso nas Escrituras.
25 Era ele instruído no caminho do Senhor; e, sendo fervoroso de espírito, falava e ensinava com precisão a respeito de Jesus, conhecendo apenas o batismo de João. v
26 Ele, pois, começou a falar ousadamente na sinagoga. Ouvindo-o, porém, Priscila e Áqüila, tomaram-no consigo e, com mais exatidão, lhe expuseram o caminho de Deus.
27 Querendo ele percorrer a Acaia, x  animaram-no os irmãos z  e escreveram aos discípulos para o receberem. Tendo chegado, auxiliou muito aqueles que, mediante a graça, haviam crido;
28 porque, com grande poder, convencia publicamente os judeus, provando, por meio das Escrituras, que o Cristo é Jesus. a
[23]
EM CONCORDÂNCIA DE TEMAS:
24 Alexandria. 6.9; 27.6 Apolo. 19.1; 1Co 1.12; 1Co 3.5,6; 1Co 4.6; 1Co 16.12; Tt 3.13 homem. Êx 4.10; Is 3.3; 1Co 2.1,2; 2Co 10.10 poderoso. 28; 7.22; Ed 7.6,12; Mt 13.52; Lc 24.19; Cl 3.16
25 instruído. 13.10; 16.17; 19.9,23; Gn 18.19; Jz 2.22; 1Sm 12.23; Sl 25.8,9; Sl 119.1; Is 40.3; Jr 6.16; Os 14.9; Mt 3.3; Mc 1.3; Mc 12.14; Lc 3.4; Jo 1.23 fervoroso. Rm 12.11; Cl 1.28,29; 2Tm 2.4; Tg 5.16 conhecendo. 19.3; Mt 3.1-17; Lc 3.1-38; Jo 1.19-36
26 a falar. 14.3; Is 58.1; Ef 6.19,20 Áqüila. 2,3 expuseram. 8.31; 28.23; Pv 1.5; Pv 9.9; Pv 22.17,18; Pv 25.12; Mt 18.3,4; Mc 10.15; Lc 19.26; Lc 24.27; Jo 7.17; 1Co 3.18; 1Co 8.2; 1Co 12.21; Hb 6.1; 2Pe 3.18
27 os irmãos. 9.27; Rm 16.1,2; 1Co 16.3; 2Co 3.1,2 escreveram. Cl 4.10; 3Jo 8-10 auxiliou. 1Co 3.6,10-14; 2Co 1.24; Fp 1.25 haviam crido. Jo 1.12,13; Rm 1.5; 1Co 15.10; Ef 2.8-10; Fp 1.29; Cl 2.12; 2Ts 2.13,14; Tt 3.4-6; Tg 1.16-18; 1Pe 1.2,3
28 convencia. 5,25; 9.22; 17.3; 26.22,23; Lc 24.27,44; 1Co 15.3,4; Hb 7.1-10.39 provando. Jo 5.39 é Jesus. 5
[24]
BEM, AQUI, EU DEIXO ESSAS PASSAGENS QUE SÃO REFERÊNCIAS DO VERSÍCULO 26 DE ATOS 18 PARA REFLETIREM SOBRE A ‘MULHER NÃO PODER PREGAR?’:
Mt 18.3,4; Mc 10.15; Lc 19.26; Lc 24.27; Jo 7.17; 1Co 3.18; 1Co 8.2; 1Co 12.21; Hb 6.1; 2Pe 3.18 [25]

POIS ESSAS PASSAGENS SÃO TAMBÉM PARA REFLETIR SOBRE O ASSUNTO:

Estudo de Palavra da Bíblia
Definição | DBA2
APOLO [Destruidor]
Judeu de Alexandria, muito eloqüente, instruído na fé cristã por Áqüila e Priscila. Tornou-se poderoso pregador do evangelho em Éfeso e em Corinto (At 18.24-28; 1Co 1.12-13; 3.4-6; 16.12; Tt 3.13).
Links
Dicionário da Bíblia de Almeida 2ª ed.: APOLO
Bíblia de Estudo Almeida Revista e Atualizada: APOLO
Bíblia de Estudo Almeida Revista e Corrigida: APOLO
Bíblia de Estudo Nova Tradução na Linguagem de Hoje: APOLO
Concordância | RAStr
Almeida Revista e Atualizada, com números de Strong
Apolo (10)
At 18:24Nesse meio tempo, chegou a Éfeso um judeu, natural de Alexandria, chamado Apolo, homem eloqüente e poderoso nas Escrituras.G625
At 19:1Aconteceu que, estando Apolo em Corinto, Paulo, tendo passado pelas regiões mais altas, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos,G625
1Cor 1:12Refiro-me ao fato de cada um de vós dizer: Eu sou de Paulo, e eu, de Apolo, e eu, de Cefas, e eu, de Cristo.G625
1Cor 3:4Quando, pois, alguém diz: Eu sou de Paulo, e outro: Eu, de Apolo, não é evidente que andais segundo os homens?G625
1Cor 3:5Quem é Apolo? E quem é Paulo? Servos por meio de quem crestes, e isto conforme o Senhor concedeu a cada um.G625
1Cor 3:6Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus.G625
1Cor 3:22seja Paulo, seja Apolo, seja Cefas, seja o mundo, seja a vida, seja a morte, sejam as coisas presentes, sejam as futuras, tudo é vosso,G625
1Cor 4:6Estas coisas, irmãos, apliquei-as figuradamente a mim mesmo e a Apolo, por vossa causa, para que por nosso exemplo aprendais isto: não ultrapasseis o que está escrito; a fim de que ninguém se ensoberbeça a favor de um em detrimento de outro.G625
1Cor 16:12Acerca do irmão Apolo, muito lhe tenho recomendado que fosse ter convosco em companhia dos irmãos, mas de modo algum era a vontade dele ir agora; irá, porém, quando se lhe deparar boa oportunidade.G625
Tito 3:13Encaminha com diligência Zenas, o intérprete da lei, e Apolo, a fim de que não lhes falte coisa alguma.G625

625 Απολλως Apollos
provavelmente do mesmo que 624; n pr m
Apolos = “dado por Apolo”
1) um judeu instruído da Alexandria e poderoso nas escritura que tornou-se cristão e professor do cristianismo
[26]
PRISCILA E ÁQÜILA Casal judeu-cristão expulso de Roma em 49 d.C. Hospedaram Paulo em Corinto (At 18.1-3), arriscaram a vida por ele (Rm 16.3) e o acompanharam até Éfeso, onde ajudaram Apolo a se aprofundar na fé (At 18.26).
[27]

PESQUISA EFETUADA POR:

ANSELMO ESTEVAN.
Formação: Curso bíblico “igreja Adventista do Sétimo Dia”. Friburgo. 22 de Janeiro de 2.004. Duração de 5 meses.
Formação: (Pela Faculdade Ibetel – centro de Suzano): “Curso Básico em Teologia”. [Aproximadamente 2 anos]. Término do curso em 07 de Agosto de 2.007.
Formação: (Pela Faculdade Ibetel – centro de Suzano): “Curso Bacharel em Teologia”. [Aproximadamente 3 anos]. Término do curso em 08 de Julho de 2.010.

FILIADO À: OTPB – Ordem de Teólogos e Pastores do Brasil.

Registro nº436.07.08/2013. (Pr. Flávio Nunes. Souza).


RC Almeida Revista e Corrigida
[1]Kaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
a a 13.7 Abrão e os seus parentes eram pastores seminômades que se deslocavam de um lugar para outro, geralmente às margens das terras de cultivo, em busca de pasto para os seus rebanhos. A distribuição dos campos de pastoreio e o uso dos poços eram motivos de freqüentes desavenças entre os pastores. Cf. Gn 26.19-21; Êx 2.16-19.
[2]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Gn 13:7
i.e. isto é
[3]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Gn 13:6-7
[4]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jr 3:15
[5]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Jr 3:14-15
b b 23.1 Pastor: Ver Jo 10.11, n. e cf. Gn 49.24; Is 40.11; Jr 31.10; Ez 34.11-16; Jo 10.14-16; Hb 13.20; 1Pe 5.4. Ver Pastor na Concordância Temática.
[6]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Sl 23:1
d d 10.11 A imagem do pastor aplica-se no AT a Deus e ao governante (Sl 23.1; Is 40.11; Jr 23.1-6; Ez 34.11-31; 37.24); no NT, a Cristo (Mt 9.36; 18.12-14; Mc 6.34; Lc 15.4-7; Hb 13.20; 1Pe 2.25; 5.4; Ap 7.17) e aos pastores da Igreja (ver Jo 21.15, n.).
[7]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jo 10:11
[8]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Jo 10:10-11
r r 13.17 Vossos guias: Ver 13.7, nota g.
[9]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Hb 13:17
[10]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Hb 13:16-17
d d 5.2 At 20.28. Cf. as palavras de Jesus dirigidas a Pedro em Jo 21.15-17.
e e 5.2 Diversos manuscritos dizem: cuidando dele segundo Deus, não por.
[11]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 1Pe 5:2
Gr. Grego
[12]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. 1Pe 5:1-2
[13]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232) remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único volume por G. W. Bromiley.
[14]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
[15]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232) remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único volume por G. W. Bromiley.
[16]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
[17]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
[18]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
a a 16.1 Irmã: No sentido de cristã.
b b 16.1 Que está servindo: Lit. Que é diaconisa: O termo diácono chegou a designar um cargo específico na igreja, embora nos tempos de Paulo, provavelmente, se usasse em um sentido mais geral.
c c 16.1-2 Possivelmente, Paulo tenha enviado a epístola desde Corinto por meio de Febe, cristã da igreja de Cencréia, porto situado próximo a Corinto.
[19]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Rm 16:2
[20]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Rm 16:1-2
o o 18.18 Cencréia: Porto de Corinto voltado em direção ao mar Egeu.
p p 18.18 Voto: Possível referência ao voto de nazireado (Nm 6.2-18) feito por tempo limitado.
[21]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. At 18:18
[22]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. At 18:17-18
s s 18.24—20.38 Aqui começa o relato da terceira viagem missionária, empreendida, provavelmente, no ano 52 ou 53 d.C. Nela, Paulo continua o trabalho que havia iniciado em Éfeso (cap. 19). A viagem termina com a sua chegada a Jerusalém (At 21.15-17).
t t 18.24 Alexandria: Cidade do Egito, situada no delta do rio Nilo; centro de erudição e residência de muitos judeus helenistas.
u u 18.24 Apolo: Cf. 1Co 1.12; 3.3-10; 16.12.
v v 18.25 João: João Batista; cf. At 19.3-5.
x x 18.27 A Acaia: Especificamente, Corinto, capital da província (At 19.1).
z z 18.27 Os irmãos: Os cristãos de Éfeso.
a a 18.28 At 9.22; 18.5.
[23]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. At 18:28
[24]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. At 18:23-28
[25]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. At 18:26
[26]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
d.C. depois de Cristo
[27]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005

PS.

Febe (Bíblia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Santa Febe)
Santa Febe
Diaconisa
Nascimentoséculo I d.C. em ?
Morteséculo I d.C.
 
Febe (grego koiné Φοίβη) foi uma cristã mencionada por Paulo de Tarso em sua Epístola aos Romanos (Romanos 16:1)1 .

Vida e obras[editar | editar código-fonte]

Febe era uma cristã, descrita em Romanos como "estando a serviço" da igreja em Cencréia. Dependendo da versão, ela aparece como uma "serva", que se utiliza de uma versão geral ao invés de uma mais específica do original grego. Outros já traduzem o termo como "diaconisa"1 .
A palavra grega diakonon, utilizada para descrever Febe, é uma forma masculina do substantivo, que poderia ser traduzido como "diácono" ao invés de "diaconisa"2 .
Enquanto alguns estudiosos mantém que Paulo tenha restringido o cargo de diácono aos homens (Veja "Não permito à mulher"), outros contestam essa afirmação. Quando descrevendo as qualidades que os que ocupam o cargo de "diácono" devem ter, Paulo escreveu que as gunaikas ("mulheres") devem «...ser sérias, não maldizentes, sóbrias, fiéis em tudo.» (1 Timóteo 3:11). Combinado com o fato de que Paulo chamou Febe de diakonos da igreja, a instrução do apóstolo para as "mulheres" em 1 Timóteo pode indicar que havia uma ordem entre os servos na igreja primitiva que incluía membros homens e também mulheres.
Alguns estudiosos acreditam que Febe foi a responsável por entregar a Epístola aos Romanos para os membros da comunidade em Roma1 3 .
Exibições: 15

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