PAI E FILHO COMPARTILHAM O MESMO NOME:

PAI E FILHO COMPARTILHAM O MESMO NOME:
"NÃO HÁ SALVAÇÃO EM NINGUÉM MAIS!".

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

"O QUE EU SEMPRE DIGO E REPITO": O QUE É BOM É PARA SER COPIADO E MOSTRADO AO MUNDO...!!! POIS MUITOS ERRAM EM NÃO ACHAR NADA DE ERRADO NAS PEQUENAS COISAS - ERRO GRAVE! VEJA:



domingo, por fundamentação bíblica e etimológica, é considerado o primeiro1 ,2 dia da semana, seguindo o sábado e precedendo a segunda-feira, é um dia de descanso para a maioria das pessoas no mundo ocidental.
1° dia2° dia3° dia4° dia5° dia6° diasétimo dia
DomingoSegunda-feiraTerça-feiraQuarta-feiraQuinta-feiraSexta-feiraSábado
Por ordenação de trabalho e lazer e pela normalização ISO,3 o domingo é considerado o último dia da semana.
1° dia2° dia3° dia4° dia5° dia6° diaúltimo dia
Segunda-feiraTerça-feiraQuarta-feiraQuinta-feiraSexta-feiraSábadoDomingo
A palavra é originária do latim dies Dominicus, que significa "dia do Senhor". Existe, nessa mesma acepção, em castelhano (Domingo), italiano (Domenica), francês (Dimanche) e em todas as línguas de origem latina.
Povos pagãos antigos reverenciavam seus deuses dedicando este dia ao astro Sol o que originou outras denominações para este dia, em inglês diz-se Sunday, e no alemão Sonntag, com o significado de "Dia do Sol".

25 de dezembro é o dia do nascimento do deus sol, assim como o domingo também é dedicado a este mesmo deus e milhares de pessoas no mundo todo tem este dia como o dia do senhor, concordo que seja, más de qual senhor?

História[editar | editar código-fonte]

Paganismo[editar | editar código-fonte]

Por ser Roma uma cidade cosmopolita e sede de um vasto império, afluíram a ela povos de diversas culturas, que incluíam na bagagem cultural inúmeras crenças, as quais eram recebidas e reconhecidas pelos romanos. Entre elas, teria-se associado às crenças dos latinossabinos e etruscos a reverência ao primeiro dia da semana.
Em outras línguas e países, ainda permanecem expressões oriundas de cultos pagãos e deuses mitológicos antigos, como aqueles oriundos dos babilônicos, com base no fato do 1º dia a semana ser dedicado ao deus Shamash, o Sol (o senhor do culto solar) segundo as crenças daquele povo, bem como dos assírios e egípcias, que reverenciavam como deus maior o sol, o deus, conforme foi também comentado por Gerald Messadié, em História Geral do Antisemitismo[carece de fontes]. Sem contar os tantos outros povos adoradores do Sol, como as civilizações anteriores a Cristóvão Colombo das Américas. [carece de fontes]

Cristianismo[editar | editar código-fonte]

Em 7 de março de 321Constantino Primeiro, o Grande, decreta que o domingo seria observado como dia repouso civil obrigatório:
"Que no venerável dia do sol os magistrados e as pessoas residentes nas cidades descansem, e que todas as oficinas, estejam fechadas, No campo ainda assim que as pessoas ocupadas na agricultura possam livremente continuar seus afazeres pois pode acontecer que qualquer outro dia não seja apto para a plantação de vinhas ou de sementes..."4
O Imperador Constantino provocou uma divergência de opinião sobre a questão se deve ser o sábado ou o domingo o dia observado como dia de descanso.5 A divergência não se aplica aosjudeus, para quem o dia de descanso (Shabat) é incontestavelmente no sábado, nem para os muçulmanos cujo dia sagrado (jumu'ah) é em uma sexta-feira. A divergência entre a tradicional observância religiosa judaica do Shabat e ao respeito ao primeiro dia da semana aparece com o concilio de Niceia (ano 325) pelo Imperador Constantino que impõe o domingo sobre o sábado, de modo a introduzir o povo pagão dentro dessa nova religião - o catolicismo e assim unificar todo o povo do seu império, baseando-se numa passagem biblíca que está na Bíblia em Atos 20:7 onde os discípulos se reuniram no "primeiro dia da semana e partiram o pão" juntos.

A ressurreição de Cristo, por Raffaello Sanzio1500.MASP
Em 325 d.C. as orientações decididas no Primeiro Concílio de Niceia, estabelecem universalmente o primeiro dia da semana como dia sagrado, o nome do primeiro dia da semana foi modificado de Prima Feria para Dies Domenica. Decisão mantida pela maioria das denominações cristãs até a atualidade.
A designação teve repercussões geográficas quase dez séculos mais tarde: Cristóvão Colombo, ao chegar pela primeira vez ao Caribe, a 3 de novembro de 1493, mais precisamente à ilha hoje compartilhada pelo Haiti e pela República Dominicana, chamou-a Dominica, por ser um dia de domingo, segundo o calendário julianoentão em vigor.

Origem dos nomes dos dias da semana[editar | editar código-fonte]

Os nomes dos dias da semana em português têm a sua origem na liturgia católica. Na maior parte das outras línguas, a sua origem são nomes de deuses pagãosdeuses mitológicos aos quais os dias eram dedicados.

Noutros idiomas[editar | editar código-fonte]

IdiomaNomeSignificado
AlemãoSonntagDia do Sol
Chinês星期日 (xīng qī rì)
NeerlandêsZondag
InglêsSunday
Japonês日曜日 / Nichiyōbi
SuecoSöndag
DinamarquêsSøndag
CatalãoDiumenge"Dia do Senhor"
CastelhanoDomingo
DoushaDaina
EsperantoDimanĉo
FrancêsDimanche
GregoΚυριακή
ItalianoDomenica
PortuguêsDomingo
RomenoDuminică
EstónioPühapäev
PolacoNiedziela
BascoIgande
TurcoPazar
TchecoNeděle"Nada a fazer" ou "Dia de descanso".
LituanoSekmadienisSétimo dia

Referências

  1. Ir para cima Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa
  2. Ir para cima Dicionário e Enciclopédia Koogan/Houaiss. Rio de Janeiro: Edições Delta, 1995.
  3. Ir para cima ISO 8601
  4. Ir para cima Canon 29 of the Council of Laodicea. Ccel.org (1 de junho de 2005). Consultado em 29 de fevereiro de 201, 2. (Em Inglês)
  5. Ir para cima Alexander Roberts, D.D. & James Donaldson, LL.D.:Chapter LXVII.—Weekly worship of the Christians.The Apostolic Fathers with Justin Martyr and Irenaeus. Página visitada em 13-1-2007.

Ver também[editar | editar código-fonte]


ACOMPANHE, TAMBÉM, ESSA POSTAGEM COM MEUS COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário