PAI E FILHO COMPARTILHAM O MESMO NOME:

PAI E FILHO COMPARTILHAM O MESMO NOME:
"NÃO HÁ SALVAÇÃO EM NINGUÉM MAIS!".

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

QUANTAS VEZES EU FALEI DESSE ASSUNTO...!!! (AGORA, SOBRE A VISÃO DE UM ILUSTRE COLEGA) RESOLVI ESTUDAR A SUA COLOCAÇÃO COM MEUS GRIFOS: [ESCRITURAS SAGRADAS]:

EU GOSTEI DESSE COMENTÁRIO:
Comentário de Cleumar Nerichs Dias 16 horas atrás
Só tenho algumas duvidas.
1ª Este estudo afirma que o dízimo foi instituido pela lei de Moisés. Se isso é verdadeiro, porque Abrãao dizimou sendo que viveu antes da lei de Moisés. GÊNESIS 14:20
2ª Este estudo afirma que Cristo através da Graça nos isentou da lei. Sendo assim porque ele afirma que ele veio pra cumprir a lei e não abolir, MATEUS 05:17 Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir. 19 Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.
VAMOS ANALIZAR O MESMO BEM DE PERTO SEGUNDO: “AS ESCRITURAS SAGRADAS”:

Só tenho algumas duvidas.
1ª Este estudo afirma que o dízimo foi instituido pela lei de Moisés. Se isso é verdadeiro, porque Abrãao dizimou sendo que viveu antes da lei de Moisés. GÊNESIS 14:20
ÓTIMA RESPOSTA! MAS, FOI UMA ÚNICA VEZ DADA O DÍZIMO! VAMOS REVER ESSA FALA:
Gn 14:
20 e bendito seja o Deus Altíssimo,
 que entregou os teus adversários nas tuas mãos.
 E de tudo lhe deu Abrão o dízimo. z
z z 14.20 De tudo lhe deu Abrão o dízimo: Cf. Hb 7.4-10.
Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Gn 14:20

ANTES DE VER HEBREUS; VAMOS REVER ESSA PASSAGEM EM CONCORDÂNCIA DE TEMAS:

Gn 14

20 bendito seja. 9.26; 24.27; Sl 68.19; Sl 72.17-19; Sl 144.1; Ef 1.3; 1Pe 1.3,4 que entregou os teus adversários. Js 10.42; Sl 44.3 dízimo. 28.22; Lv 27.30-32; Nm 28.26; Dt 12.17; Dt 14.23,28; 2Cr 31.5,6,12; Ne 10.37; Ne 13.12; Am 4.4; Ml 3.8,10; Lc 18.12; Rm 15.16; Hb 7.4-9
Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Gn 14:19-20

VAMOS ESTUDAR AS FALAS DA PALAVRA DÍZIMO:


[NADA CONTRA SE YHVH LHE DER ESSE BENEFÍCIO....!!! MAS, GALGAR POR ARRECADAÇÃO DE 'DÍZIMOS'. E ENRIQUECER-SE ATRAVÉS DELE EU NÃO CONCORDO!].
dízimo. 28.22; Lv 27.30-32; Nm 28.26; Dt 12.17; Dt 14.23,28; 2Cr 31.5,6,12; Ne 10.37; Ne 13.12; Am 4.4; Ml 3.8,10; Lc 18.12; Rm 15.16; Hb 7.4-9
Gn 28:
22 e a pedra, que erigi por coluna, será a Casa de Deus; e, de tudo quanto me concederes, certamente eu te darei o dízimo. m[1]
22 Casa de Deus. 17; 12.8; 21.33; 33.20; 35.1,15 certamente eu te darei o dízimo. 14.20; Lv 27.30-33; Dt 14.22,23
[2]

Lv 27: (ALGUÉM DÁ ESSE DÍZIMO ÀS IGREJAS? NÃO! SÓ EM ESPÉCIE!!!):
30 Também todas as dízimas da terra, tanto dos cereais do campo como dos frutos das árvores, são do Senhor; santas são ao Senhor. h
31 Se alguém, das suas dízimas, quiser resgatar alguma coisa, acrescentará a sua quinta parte sobre ela.
32 No tocante às dízimas do gado e do rebanho, de tudo o que passar debaixo do bordão do pastor, o dízimo será santo ao Senhor.
[3]
30 Gn 14.20; Gn 28.22; Nm 18.21-24; Dt 12.5,6; Dt 14.22,23; 2Cr 31.5,6,12; Ne 10.37,38; Ne 12.44; Ne 13.5,12; Ml 3.8-10; Mt 23.23; Lc 11.42; Lc 18.12; Hb 7.5-9
31 13
32 passar debaixo do bordão. Rabinos dizem que, quando um homem dava o dízimo das suas ovelhas ou bezerros, encerrava-os num curral no qual havia uma porta estreita para deixar sair um de cada vez. O pastor ficava à porta com um bordão na mão, o qual era molhado em tinta vermelha. Enquanto os animais passavam, o pastor contava-os com o bordão. Quando chegava o décimo animal, o pastor tocava nele com o bordão. Este procedimento distinguia o animal como o dízimo. Jr 33.13; Ez 20.37; Mq 7.14
[4]
Nm 28:
26 Também tereis santa convocação no dia das primícias, quando trouxerdes oferta nova de manjares ao Senhor, segundo a vossa Festa das Semanas; f  nenhuma obra servil fareis.[5]
26 no dia das primícias. Êx 23.16; Êx 34.22; Lv 23.10,15-21; Dt 16.9-11; At 2.1-13; 1Co 15.20; Tg 1.18 [6]

Dt 12: (NOVAMENTE NÃO FALA NADA DE DINHEIRO?!):
17 Nas tuas cidades, não poderás comer o dízimo do teu cereal, nem do teu vinho, nem do teu azeite, nem os primogênitos das tuas vacas, nem das tuas ovelhas, nem nenhuma das tuas ofertas votivas, que houveres prometido, nem as tuas ofertas voluntárias, nem as ofertas das tuas mãos;[7]
17 o dízimo. 6,11; 14.22-29; 26.12,14; Lv 27.30-32; Nm 18.21-24 [8]

Dt 14:
23 E, perante o Senhor, teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu cereal, do teu vinho, do teu azeite e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer o Senhor, teu Deus, todos os dias.[9]
28 Ao fim de cada três anos, tirarás todos os dízimos do fruto do terceiro ano e os recolherás na tua cidade. h[10] (ENTENDEU QUE O ‘DÍZIMO’ É COMIDA!).
23 E, perante o Senhor. 12.5-7,17,18 e os primogênitos das tuas vacas. 15.19,20 [11]
28 Ao fim de cada três anos. 22; 26.12-15; Am 4.4 tirarás. Pelo fato de os levitas não terem herança, os israelitas não deviam esquecer-se deles, mas de fato dar-lhes os dízimos. Os levitas tiveram para seu sustento: 1. O dízimo de todos os produtos da terra. 2. Quarenta e oito cidades, cada uma formando uma quadra de 2.000 m. 3. 1.000 m de área em volta de cada cidade, num total de 214 km² de área. 4. As primícias e certas partes de todos os animais mortos na terra. Embora isto fosse uma proporção muito pequena para toda a tribo dos levitas, que havia consentido em anular sua existência política para esperar em Deus, ainda assim, deve ser levado em conta que ela possuía a melhor parte da terra. Embora a remuneração por seus serviços fosse pequena, mesmo assim sua porção era tal que lhes proporcionava independência e conforto, de forma que podiam esperar em Deus e fazer seu trabalho sem preocupação. [12]

2Cr 31:
5 Logo que se divulgou esta ordem, os filhos de Israel trouxeram em abundância as primícias do cereal, do vinho, do azeite, do mel e de todo produto do campo; também os dízimos de tudo trouxeram em abundância. c
6 Os filhos de Israel e de Judá que habitavam nas cidades de Judá também trouxeram dízimos das vacas e das ovelhas e dízimos das coisas que foram consagradas ao Senhor, seu Deus; e fizeram montões e montões.
12 Uma vez preparados, recolheram neles fielmente as ofertas, os dízimos e as coisas consagradas; disto era intendente Conanias, o levita, e Simei, seu irmão, era o segundo.[14]
(CONSEGUEM VER? NADA DE DINHEIRO! DÊ ISSO A UM PASTOR E ELE DEVE ACEITAR DE BOM GRADO, POIS É DÍZIMO DOS FRUTOS DA TERRA!).
OBSERVE:
5 Logo que se divulgou. 24.10,11; Êx 35.5,20-29; Êx 36.5,6; 2Co 8.2-5 divulgou. Heb. irrompeu. as primícias do cereal. Êx 22.29; Êx 23.19; Êx 34.22,26; Nm 18.12; Ne 10.35-39; Ne 12.44; Ne 13.12,31; Pv 3.9; 1Co 15.20; Tg 1.18; Ap 14.4 mel. ou, tâmaras. A palavra devash geralmente significa mel produzido por abelhas. Porém, como foi observado em Gn 43.11, médicos judeus são da opinião que, no presente caso, a palavra significa tâmaras, fruta da palmeira. Os árabes a chamam de daboos, e o mel pruduzido da mesma, dibs. O Dr. Shaw diz: “Este licor de sabor mais doce do que mel, apresenta a consistência de geléia fina; mas logo fica ácido e pegajoso, adquirindo propriedade tóxica. Através do processo de destilação, torna-se estimulante ou alcoólico, extraído do alambique.” Embora Javé tenha proibido todo devash, ou mel, para ser oferecido sobre o altar, parece, no entanto, que era apresentado como primícia ou algum tipo de dízimo, destinado ao sustento dos sacerdotes.
6 Os filhos de Israel. 11.16,17 trouxeram os dízimos das vacas. Lv 27.30; Dt 14.28
12 as coisas consagradas. 2Rs 12.15 disto era intendente. 1Cr 26.20-26 [16]

VEJA ISTO AGORA:
Ne 10:
37 As primícias da nossa massa, as nossas ofertas, o fruto de toda árvore, o vinho e o azeite traríamos aos sacerdotes, às câmaras q  da casa do nosso Deus; os dízimos r  da nossa terra, aos levitas, pois a eles cumpre receber os dízimos em todas as cidades onde há lavoura.
37 As primícias. Lv 23.17; Nm 15.19-21; Nm 18.12,13; Dt 18.4; Dt 26.2 às câmaras da casa do nosso Deus. 13.5,9; 1Rs 6.5-10; 2Cr 31.11,12 os dízimos da nossa terra. Lv 27.30-33; Nm 18.21,24-32; 2Cr 31.6; Ml 3.8,10 [18]

Am 4:
4 Vinde a Betel c  e transgredi, a Gilgal, d  e multiplicai as transgressões; e, cada manhã, trazei os vossos sacrifícios e, de três em três dias, os vossos dízimos;[19]
4 Vinde a Betel e transgredi. Uma ironia e sarcasmo dirigido aos israelitas idólatras. 3.14; Ec 11.9; Ez 20.39; Jl 3.9-12; Mt 23.32; Mt 26.45; Mc 14.41 a Gilgal. 5.5; Os 4.15; Os 9.15; Os 12.11 trazei os vossos sacrifícios. Nm 28.3,4 os vossos dízimos. Dt 14.28,29; Dt 26.12 [20]
(OBSERVAÇÃO: SACRIFÍCIOS E DÍZIMOS! ALGUÉM FAZ SACRIFÍCIOS HOJE EM DIA? OU SÓ VEMOS O ‘DÍZIMO’ EM ESPÉCIE?).

Ml 3:
8 Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. (“MAS VEJA QUE NADA FALA DE DINHEIRO!”).
9 Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda.
10 Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida. i
8 Roubará o homem a Deus? Sl 29.2; Pv 3.9,10; Mt 22.21; Mc 12.17; Lc 20.25; Rm 13.7 Em que te roubamos? 1.8,13; Lv 5.15,16; Lv 27.2-34; Nm 18.21-32; Js 7.11; Ne 13.4-14; Rm 2.22
9 2.2; Dt 28.15-19; Js 7.12,13; Js 22.20; Is 43.28; Ag 1.6-11; Ag 2.14-17
10 Trazei todos os dízimos. 2Cr 31.4-10; Ne 10.33-39; Pv 3.9,10 casa do Tesouro. 1Cr 26.20; 2Cr 31.11-19; Ne 10.38; Ne 12.44,47; Ne 13.5,10-13 e provai-me nisto. 1Rs 17.13-16; Sl 37.3; Ag 2.19; Mt 6.33; 2Co 9.6-8 se eu não vos abrir as janelas do céu. Gn 7.11; Dt 28.12; 2Rs 7.2,19 derramar. Heb. esvaziar. Ec 11.3 bênção sem medida. Lv 26.10; 2Cr 31.10; Lc 5.6,7; Lc 12.16,17; Jo 21.6-11
(AQUI MUITOS PASTORES DISTORCEM O TEXTO E DIZEM QUE O ROUBAMOS EM DINHEIRO! MAS, VEJA ISTO):
8 Roubará o homem a Deus? Sl 29.2; Pv 3.9,10; (...):
Em que te roubamos? 1.8,13; Lv 5.15,16; Lv 27.2-34;[23] (...) VEJA:
Ml 1:
8 Quando trazeis animal cego para o sacrificardes, não é isso mal? E, quando trazeis o coxo ou o enfermo, e  não é isso mal? Ora, apresenta-o ao teu governador; acaso, terá ele agrado em ti e te será favorável? — diz o Senhor dos Exércitos.
9 Agora, pois, suplicai o favor de Deus, que nos conceda a sua graça; mas, com tais ofertas nas vossas mãos, aceitará ele a vossa pessoa? — diz o Senhor dos Exércitos.
10 Tomara houvesse entre vós quem feche as portas, para que não acendêsseis, debalde, o fogo do meu altar. Eu não tenho prazer em vós, diz o Senhor dos Exércitos, nem aceitarei da vossa mão a oferta. f
11 Mas, desde o nascente do sol até ao poente, é grande entre as nações o meu nome; e em todo lugar lhe é queimado incenso e trazidas ofertas puras, porque o meu nome é grande entre as nações, diz o Senhor dos Exércitos. g
12 Mas vós o profanais, quando dizeis: A mesa do Senhor é imunda, e o que nela se oferece, isto é, a sua comida, é desprezível. h
13 E dizeis ainda: Que canseira! E me desprezais, i  diz o Senhor dos Exércitos; vós ofereceis o dilacerado, e o coxo, e o enfermo; assim fazeis a oferta. Aceitaria eu isso da vossa mão? — diz o Senhor.
14 Pois maldito seja o enganador, que, tendo um animal sadio no seu rebanho, promete e oferece ao Senhor um defeituoso; porque eu sou grande Rei, diz o Senhor dos Exércitos, o meu nome é terrível entre as nações.
ENTENDERAM? ANIMAIS COXOS, CEGOS, MANCOS PARA O SACRIFÍCIO À YHVH – JUNTO AOS DÍZIMOS DA TERRA! ISSO É ROUBAR O CRIADOR!

Lc 18:
12 jejuo i  duas vezes por semana e dou o dízimo j  de tudo quanto ganho.[25]
(MAS, AGORA, VEJA O TEXTO DENTRO DE SEU CONTEXTO):

Lc 18:
A parábola do fariseu e o publicano
9 Propôs também esta parábola a alguns que confiavam em si mesmos, por se considerarem justos, e desprezavam os outros:
10 Dois homens subiram ao templo com o propósito de orar: e  um, fariseu, f  e o outro, publicano. g
11 O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, h  desta forma: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano;
12 jejuo i  duas vezes por semana e dou o dízimo j  de tudo quanto ganho.
13 O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, l  dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, m  pecador!
14 Digo-vos que este desceu justificado n  para sua casa, e não aquele; porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado. o
12 jejuo. 17.10; Nm 23.4; 1Sm 15.13; 2Rs 10.16; Is 1.15; Is 58.2,3; Zc 7.5,6; Mt 6.1,5,16; Mt 9.14; Mt 15.7-9; Rm 3.27; Rm 10.1-3; 1Co 1.29; Gl 1.14; Ef 2.9; 1Tm 4.8 dou. 11.42; Lv 27.30-33; Nm 18.24; Ml 3.8; Mt 23.23,24 [27]
(MAS VEJA ESSA PASSAGEM): dou. 11.42; Lv 27.30-33; Nm 18.24; Ml 3.8; Mt 23.23,24 [28]
(VAMOS VER BREVEMENTE A FALA DO FILHO):
Lc 11:
42 Mas ai de vós, h  fariseus! Porque dais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as hortaliças e desprezais a justiça e o amor de Deus; i  devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas.[29]
(ONDE FALA DE DINHEIRO?).
[MAS, NUNCA OBSERVE O TEXTO FORA DO SEU CONTEXTO! VEJA]:
Lc 11:
Jesus censura os fariseus
37 Ao falar Jesus estas palavras, um fariseu o convidou para ir comer com ele; então, entrando, tomou lugar à mesa.
38 O fariseu, porém, admirou-se ao ver que Jesus não se lavara primeiro, antes de comer. f
39 O Senhor, porém, lhe disse: Vós, fariseus, limpais o exterior do copo e do prato; mas o vosso interior está cheio de rapina e perversidade.
40 Insensatos! Quem fez o exterior não é o mesmo que fez o interior?
41 Antes, dai esmola do que tiverdes, g  e tudo vos será limpo.
42 Mas ai de vós, h  fariseus! Porque dais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as hortaliças e desprezais a justiça e o amor de Deus; i  devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas.
43 Ai de vós, fariseus! Porque gostais da primeira cadeira nas sinagogas e das saudações nas praças.
44 Ai de vós que sois como as sepulturas invisíveis, sobre as quais os homens passam sem o saber! j
37 7.36; 14.1; 1Co 9.19-23
38 admirou-se. Mt 15.2,3; Mc 7.2-5; Jo 3.25
39 porém. Mt 23.25; Gl 1.14; 2Tm 3.5; Tt 1.15 mas. 16.15; Gn 6.5; 2Cr 25.2; 2Cr 31.20,21; Pv 26.25; Pv 30.12; Jr 4.14; Mt 12.33-35; Mt 15.19; Jo 12.6; Jo 13.2; At 5.3; At 8.21-23; Tg 4.8 rapina. Sl 22.13; Ez 22.25,27; Sf 3.3; Mt 7.15
40 Insensatos. 12.20; 24.25; Sl 14.1; Sl 75.4,5; Sl 94.8; Pv 1.22; Pv 8.5; Jr 5.21; Mt 23.17; Mt 23.26; 1Co 15.36 fez. Gn 1.26; Gn 2.7; Nm 16.22; Sl 33.15; Sl 94.9; Zc 12.1; Hb 12.9
41 Antes. 12.33; 14.12-14; 16.9; 18.22; 19.8; Dt 15.8-10; Jó 13.16-20; Sl 41.1; Sl 112.9; Pv 14.31; Pv 19.17; Ec 11.1,2; Is 58.7-11; Dn 4.27; Mt 5.42; Mt 6.1-4; Mt 25.34-40; Mt 26.11; At 9.36-39; At 10.31,32; At 11.29; At 24.17; 2Co 8.7-9,12; 2Co 9.6-15; Ef 4.28; Hb 6.10; Hb 13.16; Tg 1.27; Tg 2.14-16; 1Jo 3.16,17 do que tiverdes. ou, do que fordes capazes. tudo. At 10.15; Rm 14.14-18; 1Tm 4.4,5; Tt 1.15
42 ai. Mt 23.13,23,27 Porque. 18.12 e desprezais. Dt 10.12,13; 1Sm 15.22; Pv 21.3; Is 1.10-17; Is 58.2-6; Jr 7.2-10; Jr 7.21,22; Mq 6.8; Ml 1.6; Ml 2.17; Jo 5.42; Tt 2.11,12; 1Jo 4.20 sem. Lv 27.30-33; 2Cr 31.5-10; Ne 10.37; Ec 7.18; Ml 3.8
43 Porque. 14.7-11; 20.46; Pv 16.18; Mt 23.6; Mc 12.38,39; Rm 12.10; Fp 2.3; Tg 2.2-4; 3Jo 9
44 que. Nm 19.16; Sl 5.9; Os 9.8; Mt 23.27,28; At 23.3

Rm 15:
16 para que eu seja ministro de Cristo Jesus entre os gentios, no sagrado encargo de anunciar o evangelho de Deus, de modo que a oferta deles seja aceitável, uma vez santificada pelo Espírito Santo. j[32]
16 para que eu seja. 18; 11.13; At 9.15; At 13.2; At 22.21; At 26.17,18; 1Co 3.5; 1Co 4.1; 2Co 5.20; 2Co 11.23; Gl 2.7,8; Ef 3.1; Fp 2.17; 1Tm 2.7; 2Tm 1.11 anunciar. 29; 1.1; At 20.24; Gl 3.5; 1Ts 2.2,9; 1Tm 1.11; 1Pe 1.12 a oferta deles. ou, o sacrifício deles. 12.1,2; Is 66.19,20; 2Co 8.5; Fp 2.17; Fp 4.18; Hb 13.16; 1Pe 2.5 santificada. 5.5; 8.26,27; At 20.32; 1Co 6.19; Ef 2.18,22; 1Ts 5.23 [33]

E FINALMENTE A ÚLTIMA PASSAGEM DE: Gn 14,20:

Hb 7:
4 Considerai, pois, como era grande esse a quem Abraão, o patriarca, pagou o dízimo tirado dos melhores despojos. e
5 Ora, os que dentre os filhos de Levi f  recebem o sacerdócio têm mandamento de recolher, de acordo com a lei, g  os dízimos do povo, ou seja, dos seus irmãos, embora tenham estes descendido de Abraão;
6 entretanto, aquele cuja genealogia não se inclui entre eles recebeu dízimos de Abraão e abençoou o que tinha as promessas.
7 Evidentemente, é fora de qualquer dúvida que o inferior é abençoado pelo superior.
8 Aliás, aqui são homens mortais os que recebem dízimos, porém ali, aquele de quem se testifica que vive. h
9 E, por assim dizer, também Levi, que recebe dízimos, pagou-os na pessoa de Abraão.

(OBSERVAÇÃO) VEJA QUE FORAM DÍZIMOS DOS DESPOJOS DE GUERRA!):
4 Abraão. Gn 12.2; Gn 17.5,6; Rm 4.11-13,17,18; Gl 3.28,29; Tg 2.23 o patriarca. At 2.29; At 7.8,9 pagou. Gn 14.20
5 os que. 5.4; Êx 28.1; Nm 16.10,11; Nm 17.3-10; Nm 18.7,21-26 de recolher. Lv 27.30-33; Nm 18.26-32; 2Cr 31.4-6; Ne 13.10 descendido. 10; Gn 35.11; Gn 46.26; Êx 1.5; 1Rs 8.19
6 genealogia. Gr. pedigree. 3 recebeu. 4; Gn 14.19,20 tinha. 6.13-15; 11.13,17; Gn 12.2,13; Gn 13.14-17; Gn 17.4-8; Gn 22.17,18; At 3.25; Rm 4.13; Rm 9.4; Gl 3.16
7 fora. 1Tm 3.16 o inferior. 11.20,21; Gn 27.20-40; Gn 28.1-4; Gn 47.7-10; Gn 48.15-20; Gn 49.28; Nm 6.23-27; Dt 32.1; 2Sm 6.20; 1Rs 8.55; 2Cr 30.27; Lc 24.50,51; 2Co 13.14
8 homens. 23; 9.27 que vive. 3.16; 5.6; 6.20; 9.24,25; Jo 11.25,26; Jo 14.6,19; Ap 1.18
9 pagou-os. 4; Gn 14.20; Rm 5.12, marg.
10 5; Gn 35.11; Gn 46.26; 1Rs 8.19
(MAS NUNCA OBSERVE O TEXTO FORA DE SEU CONTEXTO!). VEJA:
Hb 7:
Melquisedeque, tipo de Cristo
1 Porque este Melquisedeque, rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, a  que saiu ao encontro de Abraão, quando voltava da matança dos reis, e o abençoou,
2 para o qual também Abraão separou o dízimo de tudo (primeiramente se interpreta rei de justiça, b  depois também é rei de Salém, c  ou seja, rei de paz;
3 sem pai, sem mãe, sem genealogia; que não teve princípio de dias, nem fim de existência, d  entretanto, feito semelhante ao Filho de Deus), permanece sacerdote perpetuamente.
O sacerdócio de Cristo é superior ao levítico
4 Considerai, pois, como era grande esse a quem Abraão, o patriarca, pagou o dízimo tirado dos melhores despojos. e
5 Ora, os que dentre os filhos de Levi f  recebem o sacerdócio têm mandamento de recolher, de acordo com a lei, g  os dízimos do povo, ou seja, dos seus irmãos, embora tenham estes descendido de Abraão;
6 entretanto, aquele cuja genealogia não se inclui entre eles recebeu dízimos de Abraão e abençoou o que tinha as promessas.
7 Evidentemente, é fora de qualquer dúvida que o inferior é abençoado pelo superior.
8 Aliás, aqui são homens mortais os que recebem dízimos, porém ali, aquele de quem se testifica que vive. h
9 E, por assim dizer, também Levi, que recebe dízimos, pagou-os na pessoa de Abraão.
10 Porque aquele ainda não tinha sido gerado por seu pai, i  quando Melquisedeque saiu ao encontro deste.
O sacerdócio levítico teve fim, mas o de Cristo é eterno
11 Se, portanto, a perfeição houvera sido mediante o sacerdócio levítico (pois nele baseado o povo recebeu a lei), que necessidade haveria ainda de que se levantasse outro sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque, e que não fosse contado segundo a ordem de Arão? j
12 Pois, quando se muda o sacerdócio, necessariamente há também mudança de lei.
13 Porque aquele de quem são ditas estas coisas pertence a outra tribo, da qual ninguém prestou serviço ao altar;
14 pois é evidente que nosso Senhor procedeu de Judá, tribo à qual Moisés nunca atribuiu sacerdotes. l
15 E isto é ainda muito mais evidente, quando, à semelhança de Melquisedeque, se levanta outro sacerdote,
16 constituído não conforme a lei de mandamento carnal, m  mas segundo o poder de vida indissolúvel.
17 Porquanto se testifica:
 Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque. n
18 Portanto, por um lado, se revoga a anterior ordenança, por causa de sua fraqueza e inutilidade
19 (pois a lei nunca aperfeiçoou coisa alguma), e, por outro lado, se introduz esperança superior, o  pela qual nos chegamos a Deus.
Cristo, sacerdote único e perfeito
20 E, visto que não é sem prestar juramento p  (porque aqueles, sem juramento, são feitos sacerdotes,
21 mas este, com juramento, por aquele que lhe disse:
 O Senhor jurou e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre q ); r
22 por isso mesmo, Jesus se tem tornado fiador de superior aliança. s
23 Ora, aqueles são feitos sacerdotes em maior número, porque são impedidos pela morte de continuar;
24 este, no entanto, porque continua para sempre, tem o seu sacerdócio imutável.
25 Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles. t
26 Com efeito, nos convinha um sumo sacerdote como este, santo, inculpável, sem mácula, separado dos pecadores e feito mais alto do que os céus,
27 que não tem necessidade, como os sumos sacerdotes, de oferecer todos os dias sacrifícios, primeiro, por seus próprios pecados, depois, pelos do povo; u  porque fez isto uma vez por todas, quando a si mesmo se ofereceu. v
28 Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens sujeitos à fraqueza, mas a palavra do juramento, que foi posterior à lei, constitui o Filho, perfeito para sempre.
EM SUAS CONCORDÂNCIAS DE TEMAS: HEBREUS:

7
1 O sacerdócio de Cristo segue a ordem de Melquisedeque;
11 e é muito superior aos sacerdotes da ordem de Arão.
1 este. 6.20; Gn 14.18-20 Salém. Sl 76.2 Altíssimo. Sl 57.2; Sl 78.35,56; Dn 4.2; Dn 5.18,21; Mq 6.6; Mc 5.7; At 16.17 da matança. Gn 16.14-16; Is 41.2,3
2 o dízimo. Gn 28.22; Lv 27.32; Nm 18.21; 1Sm 8.15,17 rei de justiça. 2Sm 8.15; 2Sm 23.3; 1Rs 4.24,25; 1Cr 22.9; Sl 45.4-7; Sl 72.1-3,7; Sl 85.10,11; Is 9.6,7; Is 32.1,2; Is 45.22-25; Jr 23.5,6; Jr 33.15,16; Mq 5.5; Lc 2.14; Rm 3.26; Rm 5.1,2; Ef 2.14-18
3 sem pai. Ou seja, como a Siríaca traz, “Cujo pai e mãe não estão inscritos entre as genealogias e, portanto, não se sabe quem ele era.” genealogia. Gr. pedigree. Êx 6.18,20-27; 1Cr 6.1-3 sacerdote. 17,23-28
4 Abraão. Gn 12.2; Gn 17.5,6; Rm 4.11-13,17,18; Gl 3.28,29; Tg 2.23 o patriarca. At 2.29; At 7.8,9 pagou. Gn 14.20
5 os que. 5.4; Êx 28.1; Nm 16.10,11; Nm 17.3-10; Nm 18.7,21-26 de recolher. Lv 27.30-33; Nm 18.26-32; 2Cr 31.4-6; Ne 13.10 descendido. 10; Gn 35.11; Gn 46.26; Êx 1.5; 1Rs 8.19
6 genealogia. Gr. pedigree. 3 recebeu. 4; Gn 14.19,20 tinha. 6.13-15; 11.13,17; Gn 12.2,13; Gn 13.14-17; Gn 17.4-8; Gn 22.17,18; At 3.25; Rm 4.13; Rm 9.4; Gl 3.16
7 fora. 1Tm 3.16 o inferior. 11.20,21; Gn 27.20-40; Gn 28.1-4; Gn 47.7-10; Gn 48.15-20; Gn 49.28; Nm 6.23-27; Dt 32.1; 2Sm 6.20; 1Rs 8.55; 2Cr 30.27; Lc 24.50,51; 2Co 13.14
8 homens. 23; 9.27 que vive. 3.16; 5.6; 6.20; 9.24,25; Jo 11.25,26; Jo 14.6,19; Ap 1.18
9 pagou-os. 4; Gn 14.20; Rm 5.12, marg.
10 5; Gn 35.11; Gn 46.26; 1Rs 8.19
11 a perfeição. Τελειωσις, cumprimento, ou realização do plano e propósito de Deus. 18,19; 8.7,10-13; 10.1-4; Gl 2.21; Gl 4.3,9; Cl 2.10-17 que. 26-28 outro. 15,17,21; 5.6,10; 6.20
12 se muda. Is 66.21; Jr 31.31-34; Ez 16.61; At 6.13,14
13 de quem. Nm 16.40; Nm 17.5; 2Cr 26.16-21
14 nosso Senhor. Lc 1.43; Jo 20.13,28; Ef 1.3; Fp 3.8 procedeu. Gn 46.12; Gn 49.10; Rt 4.18-22; Is 11.1; Jr 23.5,6; Mq 5.2; Mt 1.3-16; Lc 2.23-33; Lc 3.33; Rm 1.3; Rm 2.3; Ap 5.5; Ap 22.16
15 à. 3,11,17-21; Sl 110.4
16 a lei. 9.9,10; 10.1; Gl 4.3,9; Cl 2.14,20 o poder. 3,17,21,24,25,28; Ap 1.18
17 15,21; 5.6,10; 6.20; Sl 110.4
18 se revoga. 11,12; 8.7-13; 10.1-9; Rm 3.31; Gl 3.15,17 sua fraqueza. 19; 8.7,8; 9.9,10; 10.1-4; 13.9; At 13.39; Rm 8.3; Gl 4.9,21; 1Tm 4.8
19 a lei. 11; 9.9; At 13.39; Rm 3.20,21; Rm 8.3; Gl 2.16 aperfeiçoou. Ουδεν ετελειωσεν, não completou cousa alguma; foi a introdução, mas não a conclusão. se introduz. ou, foi a introdução. Gl 3.24 superior. 6.18; 8.6; 11.40; Jo 1.17; Rm 8.3; Cl 1.27; 1Tm 1.1 nos. 4.16; 10.19-22; Sl 73.28; Jo 14.6; Rm 5.2; Ef 2.13-18; Ef 3.12
20 20
21 com juramento. ou, fazendo um juramento. O Senhor. 17; Sl 110.4 jurou. 6.16-18
22 fiador. Gn 43.9; Gn 44.32; Pv 6.1; Pv 20.16 de. 8.6-12; 9.15-23; 12.24; 13.20; Dn 9.27; Mt 26.28; Mc 14.24; Lc 22.20; 1Co 11.25 aliança. Aliança, διαθηκη.
23 são. 8; 1Cr 6.3-14; Ne 12.10,11
24 este, no entanto. Ο δε, Mas ele, ou seja, Cristo, porque “continua para sempre,” tem απαραβατον ιερωσυνην, “um sacerdócio que não se retirou dele.” porque continua. 8-25,28; 13.8; Is 9.6,7; Jo 12.34; Rm 6.9; Ap 1.18 tem. 1Sm 2.35 um sacerdócio imutável. ou, um sacerdócio que não passou de um a outro.
25 pode. 2.18; 5.7; Is 45.22; Is 63.1; Dn 3.15,17,29; Dn 6.20; Jo 5.37-40; Jo 10.29; Jo 10.30; Ef 3.20; Fp 3.21; 2Tm 1.12; Jd 24 totalmente. ou, para sempre. os que. 19; 11.6; Jó 22.17; Jó 23.3; Sl 68.31,32; Is 45.24; Jr 3.22 por ele se chegam. 13.15; Jo 14.6; Rm 5.2; Ef 2.18; Ef 3.12; 1Jo 2.1,2 sempre. 8,16,24 para interceder. 9.24; Is 53.12; Is 59.16; Dn 9.16; Jo 14.13,16; Jo 16.23,24; Jo 17.9-26; Rm 8.34; 1Tm 2.5; 1Jo 2.1,2; Ap 8.3,4
26 Com efeito. 11; 8.1; 9.23-26; 10.11-22 nos convinha. 2.10; Lc 24.26,46 santo. 4.15; 9.14; Êx 28.36; Is 53.9; Lc 1.35; Lc 23.22,41,47; Jo 8.29; Jo 14.30; At 3.14; At 4.27; 2Co 5.21; 1Pe 1.19; 1Pe 2.22; 1Jo 2.2; 1Jo 3.5; Ap 3.7 feito. 1.3; 4.14; 8.1; 12.2; Sl 68.18; Mt 27.18; Mc 16.19; Ef 1.20-22; Ef 4.8-10; Fp 2.9-11; 1Pe 3.22; Ap 1.17,18
27 todos os dias. 10.11; Êx 29.36-42; Nm 28.2-10 primeiro. 5.3; 9.7; Lv 4.3-35; Lv 9.7-24; Lv 16.6,11 depois. Lv 4.13-16; Lv 9.15; Lv 16.15 isto. 9.12,14,25,28; 10.6-12; Is 53.10-12; Rm 6.10; Ef 2.22; Tt 2.14
28 a lei constituiu. 5.1,2; Êx 32.21,22; Lv 4.3 a palavra. 21; Sl 110.4 constitui. 3; 1.2; 3.6; 4.14; 5.5,8 o Filho. 21,24 perfeito. Gr. perfeito. 2.10; 5.9; Lc 13.32; Jo 19.30 Gr.






m m 28.22 O dízimo: A entrega do dízimo como oferta à divindade era praticada em Canaã antes da chegada dos israelitas (cf. Gn 14.20). Mais tarde, a legislação mosaica introduz essa prática em Israel como meio de atender às necessidades do culto divino (Dt 12.6,17-18; 26.12).
[1]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Gn 28:22
[2]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Gn 28:21-22
h h 27.30 Nm 18.21; Dt 14.22-29; Ml 3.8-10.
[3]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Lv 27:32
[4]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Lv 27:29-32
f f 28.26-31 Esta festa era chamada de Festa das Semanas (v. 26) porque era celebrada sete semanas depois da Páscoa (Êx 23.16; 34.22; Dt 16.9-12). Mais tarde, foi chamada de Pentecostes. Cf. At 2.1. Ver Pentecostes na Concordância Temática.
[5]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Nm 28:26
[6]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Nm 28:25-26
[7]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Dt 12:17
[8]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Dt 12:16-17
[9]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Dt 14:23
h h 14.28-29 Este dízimo trienal se distingue dos anteriores por não pertencer ao santuário (cf. Dt 12.5-6), mas por estar destinado inteiramente ao socorro aos pobres e aos mais necessitados (Dt 26.12-15). Ver Dt 15.4, n. (ALGUM PASTOR OU IGREJA FAZ ISSO COM O DÍZIMO............??????????? SE O FIZESSE EU ESTARIA DE ACORDO COM O TAL DÍZIMO)!
[10]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Dt 14:28
[11]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Dt 14:22-23
m metro(s)
km² quilômetro(s)
[12]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Dt 14:27-28
c c 31.5 Nm 18.12-13,21; Dt 14.22-23.
[13]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 2Cr 31:6
[14]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 2Cr 31:12
Heb. Hebraico
[15]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. 2Cr 31:4-6
[16]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. 2Cr 31:11-12
q q 10.37 Ed 8.29; Ne 13.13.
r r 10.37 Lv 27.30; Nm 18.21.
[17]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ne 10:37
[18]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ne 10:36-37
c c 4.4 Betel: Ver Am 3.14, nota l.
d d 4.4 Gilgal: Nome de um célebre santuário da época de Josué (ver Js 4.19, nota f) e talvez também de outro situado ao norte de Betel (cf. 2Rs 2.1; Os 4.15; Am 5.5).
[19]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Am 4:4
[20]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Am 4:3-4
i i 3.8-10 Sobre os dízimos e as ofertas, cf. Lv 27.30; Nm 18.21-24; Dt 12.6; 14.22-29; Ne 13.12. Cf. também Sl 50.7-15; Is 43.23.
[21]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ml 3:10
Heb. Hebraico
[22]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ml 3:7-10
[23]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ml 3:8
e e 1.8 Quando trazeis animal cego para o sacrificardes... o enfermo: Lv 22.18-25; Dt 15.21.
f f 1.10 Nem aceitarei da vossa mão a oferta: Cf. Is 1.11-13; Am 5.21-24.
g g 1.11 No ardor da sua controvérsia com os sacerdotes, o profeta reprova abertamente o culto que eles realizavam no templo de Jerusalém. É possível que o profeta, dessa forma, vislumbrasse a era messiânica, quando também os estrangeiros participariam do culto ao Senhor (cf. Is 56.6-7). Anuncia-se, aqui, a renovação total do culto a Deus, após a rejeição dos sacrifícios oferecidos pelos sacerdotes (vs. 7-10).
h h 1.12 A sua comida, é desprezível: Sentido provável.
i i 1.13 Me desprezais: O hebraico diz o desprezais, pois poderia ser entendido como falta de reverência aplicar a Deus o verbo desprezar.
[24]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ml 1:14
i i 18.12 Jejuo: Ver Mt 6.16, n.; cf. Lc 5.33.
j j 18.12 Dízimo: Nm 18.21; Dt 14.22.
[25]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Lc 18:12
e e 18.10 De orar: A oração pública no templo se fazia de manhã e de tarde em horários determinados; a oração particular, a qualquer hora.
f f 18.10 Fariseu: Referência àqueles que mais fielmente cumpriam os seus deveres religiosos; ver a Concordância Temática.
g g 18.10 Publicano: Os publicanos ou cobradores de impostos eram considerados pelos demais como “pecadores” (ver Publicanos na Concordância Temática).
h h 18.11 Orava de si para si mesmo; ou seja, em voz baixa. Cf. Mt 6.5.
i i 18.12 Jejuo: Ver Mt 6.16, n.; cf. Lc 5.33.
j j 18.12 Dízimo: Nm 18.21; Dt 14.22.
l l 18.13 Batia no peito: Gesto de tristeza ou contrição (Lc 23.48).
m m 18.13 Sê propício a mim: Cf. Sl 51.1.
n n 18.14 Desceu justificado: Isto é, perdoado por Deus, reconciliado com ele. Ver Rm 1.17, nota p.
o o 18.14 Pv 29.23; Mt 23.12; Lc 14.11.
[26]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Lc 18:14
[27]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Lc 18:11-12
[28]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Lc 18:11-12
h h 11.42 Ai de vós...: Ver Mt 23.13, nota m.
i i 11.42 Lv 27.30; Am 5.21-24; Mq 6.8. Sobre a prática de dar a décima parte das coisas de pouca importância, ver Mt 23.23, nota u.
[29]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Lc 11:42
f f 11.38 Mt 15.1-2; Mc 7.1-2. Trata-se da tradição judaica sobre a purificação ritual; cf. Mc 7.2-4.
g g 11.41 Dai... do que tiverdes: Outra tradução possível: dai esmola do que está (ou do que tendes) dentro (do coração).
h h 11.42 Ai de vós...: Ver Mt 23.13, nota m.
i i 11.42 Lv 27.30; Am 5.21-24; Mq 6.8. Sobre a prática de dar a décima parte das coisas de pouca importância, ver Mt 23.23, nota u.
j j 11.44 Quem tocava uma sepultura ficava ritualmente impuro (Nm 19.16). Ver Mt 23.27, n.
[30]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Lc 11:44
[31]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Lc 11:36-44
j j 15.16 Rm 11.13; Gl 2.8. Paulo fala, com expressões tiradas do culto sacerdotal, de apresentar aos crentes gentios como oferta aceitável diante de Deus (cf. Rm 12.1).
[32]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Rm 15:16
[33]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Rm 15:15-16
e e 7.4 Gn 14.20.
f f 7.5 Levi: Filho de Jacó e bisneto de Abraão; à sua tribo pertenciam Arão (v. 11) e os sacerdotes israelitas.
g g 7.5 Nm 18.21.
h h 7.8 Que vive: Pois não se fala expressamente da sua morte (ver 7.3, n.).
[34]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Hb 7:9
Gr. Grego
marg. nota marginal
[35]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Hb 7:3-10
a a 7.1-2 Melquisedeque: O sacerdote-rei do qual se fala, com muito poucos detalhes, em Gn 14.18-20.
b b 7.1-2 Rei de justiça: Significado do nome Melquisedeque.
c c 7.1-2 Salém: Algum povoado de Canaã; vários textos o identificam com Jerusalém. O seu nome se assemelha à palavra hebraica que significa paz (shalom).
d 7.3 Sem pai, sem mãe, sem genealogia; que não teve princípio de dias, nem fim de existência: Indica-se assim que destas coisas não há registro escrito; e, visto que tampouco se fala expressamente da sua morte, o autor vê em Melquisedeque um tipo de Cristo, Filho eterno de Deus.
e e 7.4 Gn 14.20.
f f 7.5 Levi: Filho de Jacó e bisneto de Abraão; à sua tribo pertenciam Arão (v. 11) e os sacerdotes israelitas.
g g 7.5 Nm 18.21.
h h 7.8 Que vive: Pois não se fala expressamente da sua morte (ver 7.3, n.).
i i 7.10 Segundo o pensamento hebraico, um homem levava no seu corpo, em germe, os seus descendentes.
j j 7.11 Arão: Irmão de Moisés e antepassado dos sacerdotes israelitas (ver 7.5, nota f).
l l 7.12-14 Jesus, que era da linhagem real de Davi, pertencia à tribo de Judá, não à tribo sacerdotal de Levi; portanto, visto que ele atuou como sacerdote, a lei mesma teve de ser mudada, o que mostra que esta era uma instituição provisória.
m m 7.16 A lei estabelece a que família devem pertencer os sacerdotes (Êx 28.1) e outros requisitos corporais, para poder exercer esse ofício (Lv 21).
n n 7.17 Ver Sl 110.4 e nota correspondente. Ver também Hb 5.6, n.
o o 7.19 Superior: Palavra-chave em Hb; cf. 7.22; 8.6; 9.23; 10.34; 11.16,35,40; 12.24.
p p 7.20-21 Hb 6.17.
q q 7.21 Em diversos manuscritos aparece: segundo a ordem de Melquisedeque. Cf. Hb 5.6.
r r 7.21 Sl 110.4.
s s 7.22 Introduz-se o conceito da nova aliança como sendo superior à primeira, tema que será desenvolvido no cap. 8.
t t 7.25 Para interceder por eles: Hb 9.24. Cf. Jo 17.20-26; Rm 8.34; 1Jo 2.1.
u u 7.27 Lv 9.7; 16.6.
v v 7.27 Mc 10.45; 14.24; cf. Is 53.10. O autor voltará a falar, em Hb 9.14, do sacrifício oferecido por Jesus.
[36]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Hb 7:28
Gr. Grego
marg. nota marginal
[37]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Hb 7:1-28

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