PAI E FILHO COMPARTILHAM O MESMO NOME:

PAI E FILHO COMPARTILHAM O MESMO NOME:
"NÃO HÁ SALVAÇÃO EM NINGUÉM MAIS!".

terça-feira, 20 de maio de 2014

A PERFEITA SUPERVISÃO E PERFEIÇÃO DA VINDA DO FILHO SEMPRE:


3551 νομος nomos
da palavra primária nemo (parcelar, especialmente comida ou pasto para animais); TDNT - 4:1022,646; n m
1) qualquer coisa estabelecida, qualquer coisa recebida pelo uso, costume, lei, comando
1a) de qualquer lei
1a1) uma lei ou regra que produz um estado aprovado por Deus
1a1a) pela observância do que é aprovado por Deus
1a2) um preceito ou injunção
1a3) a regra de ação prescrita pela razão
1b) da lei mosaica, e referindo-se, de acordo ao contexto, ao volume da lei ou ao seu conteúdo
1c) a religião cristã: a lei que exige fé, a instrução moral dada por Cristo, esp. o preceito a respeito do amor
1d) o nome da parte mais importante (o Pentateuco), é usado para a coleção completa dos livros sagrados do AT
Sinônimos ver verbete 5918
[1]
5918 - Lei.
Ver definição de νομος 3551
Ver definição de εντολη 1785
Ver definição de δογμα 1378
νομος é a palavra comum que significa lei. Pode significar lei em geral. No N.T., no entanto, significa geralmente a lei de Deus, e mais freqüentemente a lei mosaica.
εντολη é mais específica, sendo usado de uma ordem particular.
δογμα é uma conclusão autoritativa, uma proposição que espera-se seja reconhecida como universalmente válida.
[2]
 1785 εντολη entole
de 1781; TDNT - 2:545,234; n f
1) ordem, comando, dever, preceito, injunção
1a) aquilo que é prescrito para alguém em razão de seu ofício
2) mandamento
2a) regra prescrita de acordo com o que um coisa é feita
2a1) preceito relacionado com a linhagem, do preceito mosaico a respeito do sacerdócio
2a2) eticamente usado dos mandamentos da lei mosaica ou da tradição judaica
Sinônimos ver verbete 5918
[1]
1378 δογμα dogma
da raíz de 1380; TDNT - 2:230,178; n n
1) doutrina, decreto, lei
1a) de decretos públicos
1b) do Senado Romano
1c) de regras
2) as regras e requerimentos da lei de Moisés; que sugere severidade e julgamento ameaçador
3) de certos decretos dos apóstolos relativos a uma vida correta
Sinônimos ver verbete 5918
[2]
1380 δοκεω dokeo
uma forma prolongada de um verbo primário, δοκω doko (usado apenas como substituto em certos tempos; cf a raíz de 1166) do mesmo significado; TDNT - 2:232,178; v
1) ser da opinião de, pensar, supor
2) parecer, ser considerado, reputado
3) parece-me
3a) Penso, julgo
3b) Parece bom para, agradou a mim, eu determinei
Sinônimos ver verbete 5837
[3]
5837 - Sinônimos
Ver Definição para dokeo 1380
Ver Definição para hegeomai 2233
Ver Definição para nomizo 3543
Ver Definição para oiomai 3633
Ver Definição para phaino 5316
Compare: 1380, 5316
1380 - refere-se a julgamento subjetivo, que pode ou não adequar-se ao fato
5316 - refere-se à real aparência externa, geralmente correta, mas possivelmente enganadora
Compare: 1380, 2233 (2), 3543 (2), 3633
2233 e 3543 denota uma fé que não descansa no sentimento interno de alguém, mas na devida consideração dos fundamentos externos, e pesagem e comparação dos fatos.
1380 e 3633, por outro lado, descrevem um julgamento subjetivo que se origina da inclinação ou da visão dos fatos em sua relação conosco. 2233 denota um julgamento mais deliberado e cuidadoso que 3543; 3633, um julgamento subjetivo que tem o sentimento antes que o pensamento (1380) como seu fundamento.
[4]
1166 δεικνυω deiknuo
forma prolongada da palavra primária arcaica do mesmo sentido; TDNT - 2:25,*; v
1) mostrar, expor aos olhos
2) metáf.
2a) fornecer evidência ou prova de algo
2b) mostrar pelas palavras ou ensino
[5]


TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232) remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único volume por G. W. Bromiley.
[1]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232) remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único volume por G. W. Bromiley.
[2]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232) remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único volume por G. W. Bromiley.
[3]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
[4]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232) remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único volume por G. W. Bromiley.
[5]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679

Rom 2:13
 Porque os simples ouvidores da lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.
G3551
Rom 2:14
 Quando, pois, os gentios, que não têm lei, procedem, por natureza, de conformidade com a lei, não tendo lei, servem eles de lei para si mesmos.
G3551
Rom 2:25
 Porque a circuncisão tem valor se praticares a lei; se és, porém, transgressor da lei, a tua circuncisão já se tornou incircuncisão.
G3551
Rom 2:27
 E, se aquele que é incircunciso por natureza cumpre a lei, certamente, ele te julgará a ti, que, não obstante a letra e a circuncisão, és transgressor da lei.
G3551
Rom 3:19
 Ora, sabemos que tudo o que a lei diz, aos que vivem na lei o diz para que se cale toda boca, e todo o mundo seja culpável perante Deus,
G3551
Rom 3:31
 Anulamos, pois, a lei pela fé? Não, de maneira nenhuma! Antes, confirmamos a lei.
G3551, G3551
Rom 4:15
 porque a lei suscita a ira; mas onde não há lei, também não há transgressão.
G3551
Rom 5:20
 Sobreveio a lei para que avultasse a ofensa; mas onde abundou o pecado, superabundou a graça,
G3551
Rom 7:1
 Porventura, ignorais, irmãos (pois falo aos que conhecem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem toda a sua vida?
G3551, G3551
Rom 7:4
 Assim, meus irmãos, também vós morrestes relativamente à lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerdes a outro, a saber, aquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que frutifiquemos para Deus.
G3551
Rom 7:7
 Que diremos, pois? É a lei pecado? De modo nenhum! Mas eu não teria conhecido o pecado, senão por intermédio da lei; pois não teria eu conhecido a cobiça, se a lei não dissera:  Não cobiçarás.
G3551, G3551
Rom 7:9
 Outrora, sem a lei, eu vivia; mas, sobrevindo o preceito, reviveu o pecado, e eu morri.
G3551
Rom 7:12
 Por conseguinte, a lei é santa; e o mandamento, santo, e justo, e bom.
G3551
Rom 7:14
 Porque bem sabemos que a lei é espiritual; eu, todavia, sou carnal, vendido à escravidão do pecado.
G3551
Rom 7:16
 Ora, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa.
G3551
Rom 7:21
 Então, ao querer fazer o bem, encontro a lei de que o mal reside em mim.
G3551
Rom 7:23
 mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros.
G3551
Rom 8:2
 Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.
G3551
Rom 8:3
 Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado,
G3551
Rom 8:7
 Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar.
G3551
Rom 9:31
 e Israel, que buscava a lei de justiça, não chegou a atingir essa lei.
G3551
Rom 13:8
 A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei.
G3551
1Cor 9:8
 Porventura, falo isto como homem ou não o diz também a lei?
G3551
1Cor 14:34
 conservem-se as mulheres caladas nas igrejas, porque não lhes é permitido falar; mas estejam submissas como também a lei o determina.
G3551
1Cor 15:56
 O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.
G3551
Gál 2:19
 Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo;
G3551
Gál 2:21
 Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça é mediante a lei, segue-se que morreu Cristo em vão.
G3551
Gál 3:12
 Ora, a lei não procede de fé, mas:  Aquele que observar os seus preceitos por eles viverá.
G3551
Gál 3:17
 E digo isto: uma aliança já anteriormente confirmada por Deus, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não a pode ab-rogar, de forma que venha a desfazer a promessa.
G3551
Gál 3:21
 É, porventura, a lei contrária às promessas de Deus? De modo nenhum! Porque, se fosse promulgada uma lei que pudesse dar vida, a justiça, na verdade, seria procedente de lei.
G3551
Gál 3:24
 De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé.
G3551
Gál 4:4
 vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,
G3551
Gál 4:5
 para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos.
G3551
Gál 4:21
 Dizei-me vós, os que quereis estar sob a lei: acaso, não ouvis a lei?
G3551, G3551
Gál 5:3
 De novo, testifico a todo homem que se deixa circuncidar que está obrigado a guardar toda a lei.
G3551
Gál 5:14
 Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber:  Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
G3551
Gál 5:18
 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei.
G3551
Gál 6:2
 Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo.
G3551
Gál 6:13
 Pois nem mesmo aqueles que se deixam circuncidar guardam a lei; antes, querem que vos circuncideis, para se gloriarem na vossa carne.
G3551
Ef 2:15
 aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz,
G3551
Fil 3:5
 circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei, fariseu,
G3551
1Tim 1:8
 Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela se utiliza de modo legítimo,
G3551
Tito 3:9
  Evita discussões insensatas genealogias contendas e debates sobre a lei; porque não têm utilidade e são fúteis.
G3544
Heb 7:5
 Ora, os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm mandamento de recolher, de acordo com a lei, os dízimos do povo, ou seja, dos seus irmãos, embora tenham estes descendido de Abraão;
G3551
Heb 7:11
 Se, portanto, a perfeição houvera sido mediante o sacerdócio levítico (pois nele baseado o povo recebeu a lei), que necessidade haveria ainda de que se levantasse outro sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque, e que não fosse contado segundo a ordem de Arão?
G3549
Heb 7:16
 constituído não conforme a lei de mandamento carnal, mas segundo o poder de vida indissolúvel.
G3551
Heb 7:19
 (pois a lei nunca aperfeiçoou coisa alguma), e, por outro lado, se introduz esperança superior, pela qual nos chegamos a Deus.
G3551
Heb 7:28
 Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens sujeitos à fraqueza, mas a palavra do juramento, que foi posterior à lei, constitui o Filho, perfeito para sempre.
G3551, G3551
Heb 8:4
 Ora, se ele estivesse na terra, nem mesmo sacerdote seria, visto existirem aqueles que oferecem os dons segundo a lei,
G3551
Heb 9:19
 porque, havendo Moisés proclamado todos os mandamentos segundo a lei a todo o povo, tomou o sangue dos bezerros e dos bodes, com água, e lã tinta de escarlate, e hissopo e aspergiu não só o próprio livro, como também sobre todo o povo,
G3551
Heb 9:22
 Com efeito, quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e, sem derramamento de sangue, não há remissão.
G3551
Heb 10:1
 Ora, visto que a lei tem sombra dos bens vindouros, não a imagem real das coisas, nunca jamais pode tornar perfeitos os ofertantes, com os mesmos sacrifícios que, ano após ano, perpetuamente, eles oferecem.
G3551
Heb 10:8
 Depois de dizer, como acima:  Sacrifícios e ofertas não quiseste, nem holocaustos e oblações pelo pecado, nem com isto te deleitaste  (coisas que se oferecem segundo a lei),
G3551
Heb 10:28
 Sem misericórdia morre pelo depoimento de duas ou três testemunhas quem tiver rejeitado a lei de Moisés.
G3551
Tiago 2:8
 Se vós, contudo, observais a lei régia segundo a Escritura:  Amarás o teu próximo como a ti mesmo,  fazeis bem;
G3551
Tiago 2:10
 Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos.
G3551
Tiago 4:11
 Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Aquele que fala mal do irmão ou julga a seu irmão fala mal da lei e julga a lei; ora, se julgas a lei, não és observador da lei, mas juiz.
G3551, G3551
1João 3:4
 Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei.
G458

A LEI. TORAH:

Vamos observar (brevemente) o que existe na torah de YHVH! Vejamos:

HESSED (GRAÇA): Amor imerecido de ‘elohîm transmitido à humanidade (o AT usa vários termos diferentes): Dt 7,6.9; Sl 23,6; 25,6-10; 51,1; Jr 31,2-3. Hessed (Graça) de ‘elohîm na salvação: Ef 2,4-9; Rm 3,19-24; 6,14. A dependência do messiânico (seguidor do Messias) da hessed (Graça) de ‘elohîm: 2Co 12,9; Ef 4,7; 1Tm 1,2; 1Pe 5,5.10; 2Pe 3,18.

IGREJA. O povo de ‘elohîm: Jo 1,12-13; 1Co 12,12-31; 2Co 6,16-18; Gl 3,6-29; Ef 2,11-22; Cl 1,15-20; 1Pe 2,4-10. Fundação: Mt 16,18-20; 28,16-20; Jo 10,7-18; At 1,6-8; 2. Missão e propósito: Mt 28,19-20; Jo 17,18.22ss; At 1,8; 26,16-18; 2Co 5,18-21; Ef 3,7-13; 5,25-27; Fp 1,5-11; 1Pe 2,5.9; Jd 24-25. Unidade: Jo 17; 1Co 1,10ss; 11,17ss; Gl 1,6-9; 3,23-29; Ef 4; 1Pe 3,8ss. Liderança: At 6,1-6; 13,1-3; 14,21-23; 20,17-35; 1Co 12,4-30; 1Ts 5,12-13; 1Tm; Tt; Hb 13,17. Reuniões: At 2,41-47; 11,19-26; 19,8-10; 20,7-12; 1Co 1,17-33; 14,26-39; Hb 10,23-25. Disciplina: Mt 18,15-20; At 4,33 – 5,11; 1Co 5,2; 2Co 2,5-11; Gl 6,1-3; 1Tm 5,17-22. Mensagem: veja Evangelho.

 Ya’shua Maschiyah (Messias) Nascimento. Mt 1; Lc 2.Nascimento de uma virgem. Genealogia: Mt 1; Lc 1 – 2 Batismo: Mt 3; Mc 1; Lc 3. Tentação: Mt 4; Mc 1; Lc 4. Transfiguração: Mt 17; Mc 9; Lc 9. Entrada triunfal em Yarushalayim (Jerusalém) Mt 21; Mc 11; Lc 19. Julgamento: Mt 26; Mc 14 – 15; Lc 22 – 23; Jo 18 – 19. Crucificação: Mt 27; Mc 15; Lc 23; Jo 19. Ressurreição: Mt 28; Mc 16; Lc 24; Jo 20. Ascensão: Lc 24; At 1.

Ya’shua (Maschiyah) Messias, ‘elohîm (deuses) na forma humana: Filho de ‘elohîm – sua própria reivindicação: Mt 26,59-64; 27,41-44; Mc 2,1-12; Jo 5,17-47; 6,25-51; 7,16-31; 8,54-59; 10,22-39; 14,8-11; 17,1-5.20-24; 19,7; também palavra de ‘elohîm (deuses): Mt 17,1-8; Mc 1,9-11; Filho de ‘elohîm – a opinião de seus discípulos e outros: Mt 16,13-20; 27,50-54; Mc 1,21-27; 5,1-13; Lc 1,31-35; Jo 1,29-34.43-51; 6,66-69; 11,23-27; 20,28; At 2,22-36; 7,54-60; 9,17-22; 10,34-43; Rm 1,1-4; Ef 1,20-23; Fp 2,5-11; Cl 1,15-20; Hb 1; 1Jo 1,1-4; 2,22-25; 4,9-16. Filho do homem – totalmente humano, mas sem pecado: Lc 4,1-13; 23,39-41; Jo 8,46; 2Co 5,21; Hb 4,15; 1Pe 2,22-23; 3,18; Gl 4,4; Mt 4,2; 21,18; Mc 1,41; 10,21; Lc 7,13; Jo 4,6; 11,33.35.38; 13,1; 15,13; At 2,22-23; Hb 2,14-18; 4,15; 1Jo 4,2. Significância de sua morte: Mc 8,31-33; Lc 24,13-27.44-48; Jo 1,29; 3,14-15; 11,50-52; 12,24; At 2,22-42; 3,12-26; 10,34-43; Rm 5,6-21; 1Co 11,23-26; Fp 2,5-11; Hb 10,5-14; 1Pe 2,24. (Veja também Perdão, Redenção). Promessa da sua volta: Mt 24; 26,64; Jo 14; At 1,11; 3,19-21; Fp 3,20; Gl 3,4; 1Ts 1,10; 4,13 – 5,11; 2Ts 1,5 – 2,12; 2Pe 3,8-13.

PERDÃO: Misericórdia, bondosa: de ‘elohîm (deuses). Êx 34,6-7; Sl 51; Is 55,6-7; 1Jo 1,5-10. A morte do Maschiyah (Messias) como base para o perdão de ‘elohîm: Mt 26,26-28; Jo 1,29; At 5,31; 13,38; Ef 1,7; 1Jo 2,2.12. Perdoar os outros: Mt 6,14-15; 18,21-35; Ef 4,31; Cl 3,13.

REDENÇÃO: Pagamento de um preço para comprar salvação e liberdade: Lv 25,25-55; Êx 13,13; 21,30; 30,12; Nm 18,15-16. Redenção do povo de ‘elohîm: Êx 6,6; Dt 7,8; 21,8; 2Sm 4,9; Jo 33,22-28; Sl 103,4; 107,2; 130,8; Is 50,2; 63,9; Os 13,14; Maschiyah (Messias) como resgate: Mt 20,28; Rm 3,24; 8,23; 1Co 1,30; Gl 3,13; Ef 1,7; 4,30; Cl 1,14; Hb 9,12.15; 1Pe 1,18-19; Ap 5,9; 14,3-4.

TORAH LEI DE ‘ELOHÎM: Instruções de ‘elohîm para uma vida correta. Os “cinco livros” da Lei (Gn – Dt), Entrega da Lei: Êx 20ss. Lei ritual e cerimonial: Êx 25 – 30; 34,40; Lv 1 – 9; 11-17; 22-25; Dt 14; 16; 18; 26. Lei moral e social: Êx 20,1-17; 21-23; Lv 18 – 20; Dt 5,1-21; 10,12-21; 15; 19-25. Prazer na Lei: Sl 1; 19; 37,31; 40,8; 119; Pv 29,18. Seu valor permanente: Mt 5,17-20; 22,36-40; 23,23; Lc 10,25-28; Rm 3,31; 8,3-4. A impossibilidade de atingir os padrões de ‘elohîm por esforço humano; as limitações da Lei: Jo 7,19; At 13,39; Rm 2,25-29; 3,19-21; 7,7-25; 8,3; Gl 2,16; 3,21-24; Hb 7,18-19; Tg 2,8-12. Ya’shua e a Lei: Mt 5.

MEDIADOR: Um intermediário que reconcilia duas partes em conflito. O NT descreve Ya’shua como mediador entre ‘elohîm e a humanidade. Gl 3,19-20; 1Tm 2,5; Hb 8,6; 9,15; 12,24.

REDENÇÃO: Pagamento de um preço para comprar salvação e liberdade: Lv 25,25-55; Êx 13,13; 21,30; 30,12; Nm 18,15-16. Redenção do povo de ‘elohîm: Êx 6,6; Dt 7,8; 21,8; 2Sm 4,9; Jó 33,22-28; Sl 103,4; 107,2; 130,8; Is 50,2; 63,9; ; Os 13,14. Maschiyah como resgate: Mt 20,28; Rm 3,24; 8,23; 1Co 1,30; Gl 3,13; Ef 1,7; 4,30; Cl 1,14; Hb 9,12.15; 1Pe 1,18-19; Ap 5,9; 14,3-4.

REGENERAÇÃO: Renascer, ser recriado e avivado perante ‘elohîm: Sl 51,10; Jr 24,7; 31,33-34; Ez 11,19; 36,26; Mt 19,28; Jo 1,12-13; 3,3ss.; Rm 8,9ss.; 2Co 5,17; Ef 2,5; Tt 3,5; 1Pe 1,23; 1Jo 2,29; 3,9; 4,7; 5,1.4.18.

RESSURREIÇÃO: Voltar da morte para a vida (uma ressurreição corporal como a do Maschiyah): Jó 19,25-27; Sl 49,14-15;  Is 26,19; Ez 37; Dn 12,2; Mt 22,30-32; Lc 14,14; 20,34-38; Jo 5,29; 6,39-40; 54; 11,25; At 2,22-36; 4,33; 17,18; 32; 23,6-8; 24,15; Rm 1,4; 4,24-25; 6,5ss; 1º 15; Fp 3,10-11; Cl 2,12; 3,1-4; 1Ts 4,13ss; Hb 11,35; 1Pe 1,3; 3,21; 1Jo 3,2; Ap 20,4-6.11-15. Relatos da ressurreição de Ya’shua: Mt 28; Mc 16; Lc 24; Jo 20; 1Co 15,3-8.

SALVAÇÃO: Resgate divino da humanidade, tirando-a do pecado e da morte para a vida “eterna”, uma nova qualidade e dimensão da existência. O tema da salvação – ‘elohîm como salvador – é encontrado em toda a Bíblia. É o centro da mensagem (messiânica): Êx 14,30; Nm 10,9; Dt 33,29; Jz 2,16-18; 1Sm 15,23; 1Cr 11,14; Jó 22,29; Sl 28,8-9; 34,6; 37,40; Is 30,15; 43,11-13; 45,21-22; 59,1; Jr 30,10-11; Os 13,4; Mt 1,21; 10,22; 19,25; 27,42; Lc 2,11; 8,12; Jo 3,17; 10,9; At 2,21; 4,12; 16,30-31; Rm 5,9-10; 10,9-13; 1Co 3,15; Ef 2,8; 1Tm 1,15; 2,4; 4,10; Hb 7,25. A salvação também é descrita numa série de metáforas: ‘Elohîm cobre os pecados das pessoas (Expiação). ‘Elohîm justifica (Reconciliação). ‘Elohîm redime (Redenção). ‘Elohîm dá nova vida (Regeneração/Vida) – Evangelhos.

SANTIDADE: Perfeição moral de ‘elohîm, separação do mal e caráter distinto: Êx 3,4-6; 15,11; 1Cr 16,10; Is 6,3-5; 10,20; Os 11,9; Jo 17,11; Ap 4,8.Expressada em Ya’shua: At 4,27.30; Jo 1,14-18; 14,6ss. No povo de ‘elohîm: Êx 19,6; Lc 1,74-75; 2Co 7,1; Ef 4,23-24; Cl 3,12ss.; Hb 12,10-11; 1Pe 1,15-16; 2,9.

SANTIFICAÇÃO: Ato de tornar santo, separar para ‘elohîm, ter um caráter cada vez mais parecido como o do Maschiyah: Êx 31,12-15; Lv 2,9; Dt 5,12; Js 3,5; 1Cr 15,14; Ez 37,24-28; Jo 10,36; 15,1-17; 17,17-19; Rm 12,1ss.; 15,16; 1co 1,2.30; 6,11; 7,14; Ef 4,24; Fp 1,9-11.27; Cl 1,10; 1Ts 3,11-13; 4,3-4; 5,23; 2Ts 2,13; 1Tm 4,5; Hb 10,10.14.29; 2Pe 1,3-11; 1Jo 3,2-3.

MISERICÓRDIA: Bondade; prontidão para perdoar – Graça: Êx 34,6-7; Ne 9,7.31; Sl 23,6; 25,6; 40,11; 51,1; 103,4; 8; Dn 9,9; Jn 4,2; Mq 6,8; Mt 5,7; Lc 18,13; Rm 915; 12,1; Ef 2,4!



TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232) remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único volume por G. W. Bromiley.
[1]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
[2]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679

RESUMIDAMENTE, ESTA É A PERFEIÇÃO DO FILHO YA'SHUA NA PALAVRA DO: ABBA YHVH - YAHVEH! A QUAL, O 'HOMEM' DISTORCEU O QUE APONTAVA PARA A SUA VINDA E NOSSA SALVAÇÃO....!

MANUAL BÍBLICO SBB (SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL) FOI USADA NESSE PESQUISA COM MEUS GRIFOS NO NOME DO PAI E FILHO! 

Pesquisa efetuada por: ANSELMO ESTEVAN.
               Formação: Curso bíblico “igreja Adventista do Sétimo Dia”. Friburgo. 22 de Janeiro de 2.004. Duração de 5 meses.
               Formação: (Pela Faculdade Ibetel – centro de Suzano): “Curso Básico em Teologia”. [Aproximadamente 2 anos]. Término do curso em 07 de Agosto de 2.007.
               Formação: (Pela Faculdade Ibetel – centro de Suzano): “Curso Bacharel em Teologia”. [Aproximadamente 3 anos]. Término do curso em 08 de Julho de 2.010.

                 São Paulo, 19 de Agosto de 2.010.
FILIADO À: OTPB – Ordem de Teólogos e Pastores do Brasil.

Registro nº436.07.08/2013. (Pr. Flávio Nunes. Souza).

Anselmo Estevan.

 

 

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[1]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005

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[1]Kaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
[2]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005

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