PAI E FILHO COMPARTILHAM O MESMO NOME:

PAI E FILHO COMPARTILHAM O MESMO NOME:
"NÃO HÁ SALVAÇÃO EM NINGUÉM MAIS!".

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

"O QUE PODEMOS APRENDER COM O SALMISTA - SOBRE O NOME DO SANTO CRIADOR...?". VEJA:


TEHILLIM (LOUVORES): SALMOS: VAMOS ESTUDAR A VONTADE DO SALMISTA:

Do Tehillim (Salmos) 4,3: “Faço minhas palavras”.:

- Ó HOMEM, ATÉ QUANDO INSULTAREIS MINHA KEVOD (GLÓRIA), E AMAREIS O NADA, E BUSCAREIS A ILUSÃO?

Prova cabal que o Nome do ETERNO (YHVH – YAHVEH) era conhecido. E, PRONUNCIADO – na época de Davi! [Grifo meu].

VAMOS VER QUANTAS VEZES, SEU NOME YAHVEH – É PRONUNCIADO? E, QUANTAS REFERÊNCIAS AO SEU NOME! (NÃO, HÁ, TÍTULOS!!).

(Obs.: “Estou seguindo as numerações de Salmos da Bíblia de Estudo de Jerusalém!”).

(Pelas minhas contas, se não as perdi, são 714 vezes, a referência ao seu Nome, (“Yahveh”) -, é proferido em Tehilim (Salmos) – Louvores!!

AGORA, VAMOS ÀS PASSAGENS QUE CITAM: “NOME”:

Sl 5,12: Todos os que se abrigam em ti se alegrem e se rejubilem para sempre; tu os protege e exultam em ti os que amam o TEU NOME.

Sl 7,18: Eu agradecerei a YAHVEH a sua justiça, quero tocar ao NOME do altíssimo.

Sl 8: - TÍTULO: “Poder do NOME Divino”.

Sl 8,2: YAHVEH, Senhor nosso, quão poderoso é TEU NOME em toda a terra!

Sl 9,11: Em ti confiam os que conhecem TEU NOME, pois não abandonas os que te procuram, YAHVEH!

Sl 13,6: Quanto a mim, eu confio no teu amor! Meu coração exulte com a tua salvação. Cantarei a YAHVEH pelo bem que me fez, tocarei AO NOME de YAHVEH O Altíssimo!

Sl 18,50: Por isso eu te louvo entre as nações, YAHVEH, e toco em honra do TEU NOME.

Sl 22,23: Anunciarei TEU NOME aos meus irmãos, louvarte-ei no meio da assembleia.

Sl 23,3: E restaura minhas forças: Ele me guia por caminhos justos, por causa do SEU NOME.

Sl 25,11: Por causa do TEU NOME, YAHVEH, perdoa minha falta, pois é grande.

Sl 29,2: Tributai a YAHVEH a kevod (Glória) ao SEU NOME, adorai a YAHVEH no seu átrio sagrado.

Sl 31,4: Pois meu rochedo e muralha és tu: guia-me por TEU NOME, conduze- me!

(Guia-me pelo TEU NOME! [Não em títulos que substituem SEU NOME]!). [Grifo meu].

Sl 33,21: Nele se alegra o nosso coração, é no SEU NOME Santo que confiamos.

Sl 34,4: Engrandecei a YAHVEH comigo, juntos exaltaremos o SEU NOME.

(Não e nada se refere À: “TÍTULOS”!). [Grifo meu].

Sl 40,6: Quantas maravilhas realizaste, YAHVEH meu Deus (‘elohîm – deuses), quantos projetos em nosso favor: ninguém se compara a ti. Quero anunciá-los, falar deles, mas são muitos para enumerá-los.

(Aqui, é dado nome ao [Deus] – ‘elohîm...!). [Grifo meu].

Sl 44,6: Contigo agredimos nossos opressores, calcamos nossos agressores por TEU NOME.

Sl 44,9: Em Deus (‘elohîm) nos orgulhávamos todo o dia, celebrando o TEU NOME para sempre.

Sl 44,21: Se tivéssemos esquecido O NOME do Nosso Deus (‘elohîm), estendendo nossas mãos a um deus estrangeiro.

(Então, eu pergunto: como não pronunciam SEU NOME...??). [Grifo meu].

Sl 45,18: Comemorarei TEU NOME de geração em geração, e os povos te louvarão para sempre e eternamente.

Sl 48,11: Como TEU NOME, ó Deus (‘elohîm), também teu louvor, atinge os limites da terra!

(Então, como podem esconder SEU NOME...?! Referências: Sl 113,3; Mq 1,11; Sl 113,1-3). [Grifo meu].

Sl 52,11: Eu te celebrarei para sempre, porque agiste, e diante dos teus fiéis celebrarei TEU NOME, PORQUE É BOM.

Sl 54,3: Salva-me, ó Deus (‘elohîm), POR TEU NOME, pelo teu poder faze-me justiça!

(O nome é o substantivo da Pessoa [cf. Êx 3,14]): [Grifo meu].

Como título: [grifo meu]:

Sl 54,6: Deus (‘elohîm), porém, é meu socorro, o Senhor é que sustenta minha vida.

Como nome próprio: [grifo meu];

Sl 54,7: Que o mal caia sobre aqueles que me espreitam, aniquila-os, YAHVEH, por tua verdade!

Como referência ao SEU NOME: [grifo meu]:

Sl 54,8: Eu te oferecerei um sacrifício espontâneo, e agradecerei o TEU NOME, porque ele é bom!

Sl 61,6: Pois tu, ó Deus (‘elohîm) atendes os meus votos, e me dás a herança dos que temem O TEU NOME.

Sl 61,9: Assim tocarei ao TEU NOME sem cessar, dia por dia cumprindo meus votos.

(Se realmente, o ETERNO ‘elohîm – deuses, nunca quis que seu Nome fosse pronunciado – cf. Êx 3,14 -, como podem temer SEU NOME...??!!). [Grifo meu].

Sl 63,5: Assim, eu te bendirei em toda a minha vida, e a TEU NOME levantarei as minhas mãos.

Sl 66,2: Aclamai a Deus (‘elohîm), terra inteira, cantai a kevod (glória) do SEU NOME, daí kevod (Glória) ao seu louvor.

Sl 66,4: A terra se prostra à tua frente, cantando salmos a ti, cantando ao TEU NOME!

(Como poderia se Ele não quer que saibam seu Nome....??!!). [Grifo meu].

Sl 68,5: Cantai a Deus (‘elohîm), tocai ao SEU NOME, abri caminho ao carvalho das nuvens, SEU NOME É YAHVEH, exultai em sua presença.

(AGORA SIM!!!!!!). [Só que para não pronunciarem {Yahveh} inventaram que a tradução de: ‘yahveh’ é SENHOR! Erro! Pois é de vontade humana essa Tradução! – grifo meu]. EX.: ‘Senhor’ Yahveh! Viu que Senhor é título referente ao Nome verdadeiro! E não um Nome próprio!! Grifo meu.

Sl 69,37: A desobediência dos seus servos a herdará, e nela habitarão os que amam SEU NOME.

(Como amar? O que não se conhece...!!??). [Grifo meu].

Sl 72,17.19: Que SEU NOME permaneça para sempre, e sua fama dure sob o sol!

Nele sejam abençoadas as raças todas da terra, e todas as nações o proclamem feliz!

Para sempre seja bendito O SEU NOME GLORIOSO! Que toda a terra se encha com sua kevod (Glória)!

Amén! Amén! (Assim seja/verdade). [Grifo meu] no: amén. (amem).

(Como pode ‘elohîm [deuses] Deus não querer mostrar seu Nome...?). [Grifo meu].

Vamos ao estudo do v. 17.:

- “Abençoadas”, e, “As raças todas da terra”, Grego; omitido pelo hebraico – “dure”: yikkôn, versões; “prolifere”: yinnôn, - hebraicoNo estado atual do texto, poder-se-ia traduzir: “que SEU NOME permaneça para sempre diante do sol. Ele germinará (proliferará) o SEU NOME”, releitura que pode aludir ao rebento de Jessé (Is 11,1) e ao nome messiânico de Renovo (Is 4,2; Jr 23,5; 33,15; Zc 6,12).

Sl 74,7.10.18.21:

Atearam fogo no teu santuário, profanaram até o chão a MORADA DO TEU NOME.

10:

Até quando, ó ‘elohîm (Deus), o opressor blasfemará?

O inimigo desprezará o TEU NOME ATÉ O FIM?

18:

Lembra-te, YAHVEH, do inimigo que blasfema, do povo insensato que ultraja TEU NOME.

21:

Não volte o oprimido coberto de confusão, que o pobre e o indigente louvem o TEU NOME.

(Como? Se não proferem SEU NOME...?). [Grifo meu].

Sl 75,2: Nós te celebramos, ó ‘elohîm (Deus), nós te celebramos, próximo está TEU NOME, que se publiquem tuas maravilhas.

Sl 76,2: ‘elohîm (Deus) é conhecido em Yahudá (Judá), em Israel grande É SEU NOME.

Sl 79,6.9:

Derrama teu furor sobre estas nações que NÃO te conhecem, sobre estes reinos que não INVOCAM TEU NOME.

9:

Socorre-nos, ó ‘elohîm (deuses) salvador nosso, por causa da kevod (Glória) DO TEU NOME!

Liberta-nos, apaga nossos pecados, por CAUSA DO TEU NOME!

Referências: Ez 20,44; 36,22.

Sl 80,19: Nunca mais nos afastaremos de ti; faze-nos viver, e TEU NOME SERÁ INVOCADO!

(Como invocar? Se se acham indignos de pronunciá-lo SEU NOME? Dizem que não o sabem? Que não pode ser pronunciado....!). [Grifo meu].

Sl 83,17.19:

Cobre-lhes a face de vergonha, para que busquem TEU NOME, YAHVEH!

SABERÃO assim que só tu TENS O NOME DE YAHVEH, o Elyon (Altíssimo) sobre a terra inteira!

(Para buscar...! NÃO PARA “ESCONDER...?”). OK!! [Grifo meu].

Referências: Sl 97,9; Is 42,8!

Sl 86,9.11.12:

Todas as nações que fizeste virão adorar-te e dar kevod (Glória) AO TEU NOME, Senhor.

(Referência: Jr 10,6; Ap 15,4).

12:

Ensina-me teus caminhos, YAHVEH, e caminharei segundo tua emeth (verdade); unifica meu coração PARA TEMER O TEU NOME.

Eu te agradeço de todo o coração, Senhor meu ‘elohîm (Deus) [‘adonay ‘elohîm], darei kevod [GlórIa] AO TEU NOME PARA SEMPRE.

(CONSEGUEM VER? HÁ A SEPARAÇÃO DO TÍTULO E NOME...!!). [Grifo meu].

Sl 89,13.17.25:

O norte e o meio-dia, tu os criaste, Tabor e Hermon aclamam O TEU NOME.

17:

Exulta todo o dia com TEU NOME e se exalta com tua justiça.

(Seu Nome! Como não o pronunciam...??). [Grifo meu].

25:

Estará com Ele minha verdade e meu amor, e POR MEU NOME seu vigor se exaltará.

Sl 91,14:

Porque a mim se apegou, eu o livrarei, protegê-lo-ei, pois CONHECE MEU NOME!

(Nome!! Não um TÍTULO!!). [Quer dizer que só seu povo pode conhecer e esconder seu Nome? E os outros povos.... Conhecem só um título...?! Grifo meu].

Sl 92,2:

É bom celebrar a YAHVEH e tocar ao TEU NOME ó altíssimo.

Sl 96,8: Tributai a YAHVEH a kevod (Glória) DO SEU NOME. Trazei a oblação e entrai em seus átrios.

Sl 99,3.6:

Que CELEBREM TEU NOME, Grande e Terrível: Ele é Santo e Poderoso.

6:

 Moisés e Aarão, dentre seus sacerdotes, dentre os que INVOCAM SEU NOME, invocavam a YAHVEH e Ele lhes RESPONDIA!

Sl 100,4: Entrai por suas portas dando graças, com cantos de louvor pelos seus átrios, celebrai-o, bendizei O SEU NOME.

Sl 102,16.22:

As nações temerão O NOME de YAHVEH, e os reis todos da terra a tua kevod (Glória).

Referências: Is 58,19 – Is 66,18-24!

(Como temer um TÍTULO SEM SABER SEU NOME...??!!). [Grifo meu].

22:

Para proclamar em Sião O NOME de YAHVEH, e em Yarushalayim (Jerusalém) o seu louvor.

Sl 103,1: Bendizei a YAHVEH, ó minha nefesh (alma), e tudo o que há em mim AO SEU NOME SANTO!

Sl 105,1.3:

Celebrai a YAHVEH, invocai O SEU NOME, anunciai entre os povos as suas façanhas!

3:

Gloriai-vos com SEU NOME Santo, alegre-se o coração dos que procuram a YAHVEH.

Sl 106,5.47:

Ele os salvou por CAUSA DO SEU NOME, para mostrar-lhes a sua proeza.

47:

Salva-nos, YAHVEH nosso ‘elohîm (deuses)! Congrega-nos dentre as nações, para que celebremos TEU NOME SANTO, felicitando-nos com teu louvor.

Sl 109,21:

Tu, porém, YAHVEH meu Senhor (‘adonay), trata-me conforme o TEU NOME, liberte-me, pois teu amor é bondade.

Sl 111,9:

Ele envia libertação para seu povo, declarando sua aliança para sempre; seu NOME É SANTO E TERRÍVEL.

Sl 113,1-2:

Hallelu-Yah (Aleluia)!

Louvai, servos de YAHVEH, LOUVAI O NOME DE YAHVEH!

Seja bendito o NOME de YAHVEH desde agora e para sempre.

Sl 116.4.13.17:

Então INVOQUEI O NOME DE YAHVEH.

“Ah! YAHVEH liberta minha vida!”.

13:

Erguerei o cálice da SALVAÇÃO INVOCANDO O NOME DE YAHVEH!

(1Co 10,16) referência.

17:

Eu te oferecerei um sacrifício de louvor, INVOCANDO O NOME DE YAHVEH!

(03 TRÊS VEZES INVOCANDO O SEU NOME!). [Grifo meu].

Sl 118,10.11.12:

As nações todas me cercaram: EM NOME DE YAHVEH AS DESTRUÍ!

11:

 Cercaram-me, fecharam o cerco; em NOME DE YAHVEH AS DESTRUÍ!

12:

Cercaram-me como vespas, ardiam como fogo no espinheiro: Em NOME DE YAHVEH AS DESTRUÍ!

(YAHVEH – É SEU NOME! Não, e de forma alguma – sua tradução é: “SENHOR”! Pois SENHOR é substituto e um título! E se: “Não sabiam ou não pronunciavam seu Nome...??!! Como entender a fala do Salmista...??”). [Grifo meu].

Sl 119,55.132:

Lembro-me DO TEU NOME pela noite, YAHVEH, e observo tua Lei.

132:

Volta-te para mim tem piedade de mim, é a justiça para os que AMAM O TEU NOME.

Sl 122,4: Para onde sobem as tribos, as tribos de YAHVEH, é uma razão para Israel celebrar O NOME DE YAHVEH.

Sl 124,8: O socorro nosso é o NOME DE YAHVEH que fez o céu e a terra!

Referências: (Sl 121,2) – Os 13,9; Sl 124,8.

Veja a fala de Os 13,9: “É TUA DESTRUIÇÃO, POIS SÓ EM MIM ESTÁ O TEU AUXÍLIO!”. (Por isso mesmo, não aceito tradução ou substituição para SEU NOME!). [Grifo meu].

Sl 129,8: E que os passantes não digam: “A benção de YAHVEH sobre vós!”. Nós vos abençoamos em NOME DE YAHVEH!

Sl 135,1.3.13:

Louvai O NOME DE YAHVEH, louvai, servos de YAHVEH!

3:

Louvai a YAHVEH, pois YAHVEH é bom, tocai ao seu NOME, pois ele é agradável.

13:

YAHVEH, TEU NOME É PARA SEMPRE!

YAHVEH, tua lembrança repassa de geração em geração.

(Então, como ficar adorando títulos.......??? ). [Grifo meu].

Sl 138,2: Celebro TEU NOME, por AMOR e VERDADE, pois tua PROMESSA supera tua fama.

Sl 140,14: E os justos CELEBRAM O TEU NOME, os retos viverão em tua presença.

(Só para refletir: Sl 140,8: YAHVEH (‘ADONAY) MEU SENHOR, FORÇA QUE SALVA, TU ME PROTEGES A CABEÇA NO DIA DA BATALHA!).

Sl 142,8: Faze-me sair da prisão para QUE EU CELEBRE O TEU NOME!

(Não: “Escondê-lo?”. Ou “Substituir o mesmo?”). [Grifo meu].

Sl 143,11: POR TEU NOME, YAHVEH, tu me conservas, por tua justiça tira-me da angústia.

Sl 145,2.21:

Eu te bendirei todos os dias E LOUVAREI TEU NOME para sempre e eternamente.

(Nome! Não títulos....?!!. Ok?). [Grifo meu. Pergunto: será que era de vontade do seu povo, esconder seu Nome...????????????????????].

21:

Que minha boca diga o louvor de YAHVEH E TODA CARNE BENDIGA SEU NOME SANTO, PARA SEMPRE E ETERNAMENTE!

(Como dizer: “NÃO SOMOS DIGNOS DE PRONUNCIAR SEU SANTO NOME...!!!  SÓ SOMOS DIGNOS DE PROFANÁ-LO LHE DANDO APELIDOS DE VONTADE HUMANA...! ISSO É SER DIGNO QUANTO AO SEU NOME...??”). [Grifo meu].

Sl 148,5.13:

LOUVEM O NOME DE YAHVEH, pois Ele mandou e foram criados.

13:

LOUVEM O NOME DE YAHVEH: É O ÚNICO NOME SUBLIME! SUA MAJESTADE VAI ALÉM DA TERRA E DO CÉU!

(Observaram a autoridade e o poder deste louvor [TEHILLIM]? Ele manda louvar...!!! (pois pela sua ordem tudo e todos foram criados... somos sua criação e não o contrário....! Eu pergunto: Como fica o Criador? O Dono não de seu Nome próprio mas de títulos...???). [Grifo meu].

Vamos ao estudo dessa fala:

O céu, a terra e toda a criação são convocadas para celebrar YAHVEH, RESTAURADOR DO POVO ELEITO. Este Salmo é recitado todas as manhãs pelos YAHUDIM (JUDEUS)!

(O que dizer então.....???). [Grifo meu].

[Damos glória e louvor a um título? Ao que foi traduzido? E ao Dono do Título e tudo o mais que é sua criação...! Simplesmente nos esquecemos  DELE!? Só isso? Simples ASSIM...??!!]. [Grifo meu].

TERMINO ESSE ESTUDO COM OS SALMOS 149,3 E 150:

LOUVEM SEU NOME COM DANÇAS, TOQUEM PARA ELE CÍTARA E TAMBOR!

DOXOLOGIA FINAL:

HALLELU-YAH (LOUVOR  AO ÚNICO):

LOUVAI A ‘ELOHÎM [deuses] EM SEU TEMPLO, LOUVAI-O NO SEU PODEROSO FIRMAMENTO, LOUVAI-O POR SUAS FAÇANHAS, LOUVAI-O POR SUA GRANDEZA IMENSA!

LOUVAI-O COM TOQUE DE TROMBETA,

LOUVAI-O COM CÍTARA E HARPA;

LOUVAI-O COM DANÇA E TAMBOR;

LOUVAI-O COM CORDAS E FLAUTA;

LOUVAI-O COM CÍMBALOS SONOROS;

LOUVAI-O COM CÍMBALOS RETUMBANTES!

TODO SER QUE RESPIRA LOUVE A YAHVEH!

HALLELU-YAH (ALELUIA).

SENDO ASSIM, A MINHA ESCOLHA É LOUVAR-TE PRONUNCIANDO SEU NOME SANTO SAGRADO TEMÍVEL E TERRÍVEL DANDO-LHE GLÓRIA UNICAMENTE A TI. E NÃO A UM TÍTULO DE VONTADE HUMANA SOMENTE!

EU DOU LOUVOR AO SENHOR YAHVEH!

BÍBLIA DE ESTUDO: BÍBLIA DE JERUSALÉM – EDITORA PAULUS. FOI USADA NESSA PESQUISA. (NOVA EDIÇÃO REVISTA E AMPLIADA).

BÍBLIA DE JERUSALÉM: TRADUÇÃO DO TEXTO EM LÍNGUA PORTUGUESA DIRETAMENTE DOS ORIGINAIS. Tradução das introduções e notas de La Bible de Jérusalem, edição de 1998, publicada sob a direção da “École biblique de Jérusalem. ISBN 978-85-349-1977-7 (COM APROVAÇÃO ECLESIÁSTICA.).

ESTUDO FEITO COM, ESTUDOS E GRIFOS DE: ANSELMO ESTEVAN. FORMADO EM BACHAREL EM TEOLOGIA PELA FACULDADE IBETEL DE SUZANO. S.P.

2 comentários:

  1. É bom celebrar a YAHVEH e tocar ao TEU NOME ó altíssimo. Aleluia!

    ResponderExcluir
  2. O DULCE SILVA! QUE HONRA ME DESTES....!!!!! VISITANDO MEU BLOG. ESTOU TRAVANDO A MAIOR BATALHA NO CPB!!!! ACHO QUE AQUI POSSO FALAR SEM SER OBSERVADO E PODADO PELA DIRETORA DA CPB....!!!!! VOCÊ VIU NO QUE DEU EU FALAR QUE VOCÊ ESTAVA SALVA POR CONHECER O NOME DO ETERNO??? OLHA NÃO VOU POSTAR MAIS NADA LÁ...!!!! TEM TANTOS IRMÃOS DISCUTINDO E SÓ EU SOU OBSERVADO? NÃO POSSO ESCREVER MAIS NADA QUE ACHAM RUIM....!!!!! EU FALEI SE FOSSE VOCÊ EU ATÉ A RESPEITARIA POIS ESTAVA NA MINHA POSTAGEM E ESCREVENDO PARA VOCÊ....!!!! OLHA NUNCA FUI TANTO MALTRATADO SÓ POR ENTENDER DO JEITO QUE ENTENDO... SÓ CONSIGO A PRIMEIRA PÁGINA PARA MOSTRAR PARA TODOS OS IRMÃOS QUE ESTOU ERRADO...??!! PRA MIM CHEGA! OBRIGADO OK! SHALÔM... YAHVEH LHE ABENÇOE MUITO.... AMÉN.

    ResponderExcluir